Notícias

03/01/2018 12:38


Origem e Aniversário de Santiago

    Desde 1609, Padres Jesuítas, missionários da Companhia de Jesus deram início a um trabalho de evangelização dos índios do sul da América Latina hoje conhecida como Região das Missões. Tiveram grande sucesso junto aos grupos Guarani, que viviam em aldeias agrícolas, num sistema semi-nômade, não havia terreno e sim regiões. 
    O nome de Santiago deriva-se de uma homenagem a São Thiago, um dos apóstolos. Santiágo está nas Missões e antes do tratado de Madri ou Independência do Brasil este território era espanhol, na realidade nossos primeiros colonizadores foram os espanhós. A religiosidade desse local e o fato do santo ser o padroeiro da Espanha é a possível explicação para os jesuítas terem erguido ali, na época das Missões, uma capela com a imagem de São Thiago. Em 26 de dezembro de 1866, a atual cidade deixou de ser “Povinho” e passou à condição de “Freguesia”. Foi denominado de Freguesia São Thiago do Boqueirão.
     Santiago foi cenário da Revolução Federalista de 1893. Na localidade, denominada “Capão da Batalha,” (hoje Capão do Cipó) Gumercindo Saraiva, líder das tropas federalistas, foi ferido de morte em 1894.
     Em 1756, na Capela nº 15 da região das Missões, foi rezado o primeiro “Te Deum” pelos jesuítas e indígenas, em memória da alma de Sepé Tiarajú, morto na Batalha de Caiboaté. Ainda houve a participação de santiaguenses na Coluna Prestes e na Revolução de 1923.  
     Por este protagonismo nas na história gaúcha, a participação de seus filhos em batalhas e revoluções de grande valor nas origens das tradições e cultura gaúchas é polo e estrutura o Caminho das Origens.
     A Cidade de Santiago é conhecida como a "Terra dos Poetas", sua tradição literária, berço de muitos poetas e músicos, suas tradições culturais e revolucionárias se assemelham. 
     Quem nasce ou mora no município de Santiago chama-se: SANTIAGUENSE.
Nomes anteriores: Povinho, Povinho do Boqueirão e Santiago do Boqueirão. 
Data de Aniversário e Criação: 04/01/1884, Lei 1.427.
Municípios mães: São Borja e Itaqui.
Notícia: Marco indicativo do caminho das origens é instalado na entrada de Bossoroca 
Notícia: São Miguel Das Missões é o Novo Integrante do Consórcio Caminho das Origens 

Fonte fotos Visões Santiago.  

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...