Notícias

06/03/2019 14:35


Quarta-feira de Cinzas Porque o Feriado?

     Próximo Quarta-feira de cinzas 14 de Fevereiro de 2018 (Quarta-feira)
A quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro de 2018, é o dia seguinte ao Carnaval, data que dá início ao período da Quaresma, de quarenta, o número de dias que antecedem a Páscoa (os domingos não são considerados nessa contagem). A Quaresma compreende o período entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa.
     Também chamado de Dia das Cinzas, não é feriado. O que acontece é que, por questões culturais, geralmente, os expedientes começam às 12h desse dia, após o ponto facultativo do Carnaval.
     Os cristãos reservam a data para a reflexão dos pecados cometidos. Isso porque a Quaresma representa os dias em que Jesus esteve no deserto jejuando, ao mesmo tempo que era tentado pelo demônio.
     É por esse motivo que os católicos fazem jejum e abstinência da carne. Muitas pessoas optam por refeições que contenham peixe.
     Além disso, costumam ir à missa de cinzas onde são benzidos, geralmente na testa, com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados que foram benzidos no ano anterior, mais precisamente no Domingo de Ramos. Essa marca de cinza, uma pequena cruz, sinaliza estado de penitência, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito na Escritura Sagrada:
     “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará". (Gênesis 3, 19)             
           Qual é o sentido?
     A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.
     A maioria das pessoas, mesmo os cristãos, passa a vida lutando para “construir o Céu na Terra”. É um grande engano! Jamais construiremos o Céu na Terra, jamais a felicidade será perfeita no lugar que o pecado transformou num vale de lágrimas. Devemos, sim, lutar para deixar a vida na Terra cada vez melhor, mas sem a ilusão de que ficaremos sempre aqui.
     Deus dispôs tudo de modo que nada fosse sem fim nesta vida. Qual seria o desígnio do Senhor nisso? A cada dia de nossa vida, temos de renovar uma série de procedimentos: dormir, tomar banho, alimentar-nos etc. Tudo é precário, nada é duradouro, tudo deve ser repetido todos os dias. A própria manutenção da vida depende do bater interminável do cora­ção e do respirar contínuo dos pulmões. Todo o organismo repete, sem cessar, suas operações para a vida se manter. Tudo é transitório, nada é eterno. Toda criança se tornará um dia adulta e, depois, idosa. Toda flor que se abre logo estará murcha; todo dia que nasce logo se esvai; e assim tudo passa, tudo é transi­tório. 
    Qual será a data da quarta-feira de cinzas nos próximos anos?

2019: 6 de março
2020: 26 de fevereiro
2021: 17 de fevereiro
2022: 2 de março
2023: 22 de fevereiro  
Origem da Festa Pagã Carnaval 
Informações consulte a Secretaria do Clube Gaúcho. 
Notícia: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CARNAVAL DO BLOCO BOOM! 
Notícia: História do Carnaval de Santo Ângelo é tema de exposição no Centro de Cultura 
Notícia: Santo Ângelo terá Carnaval da Inclusão 

História do Carnaval de Rua é tema de exposição em Santo Ângelo 2018 
História do Carnaval de Rua em Santo Ângelo em exposição SEC de Cultura 2017
Notícia: Secretário de Turismo Santo Ângelo fala sobre Carnaval de Rua 2017 
Notícia: Turismo As Versões do Cancelamento do Carnaval
Notícia: As Versões do Cancelamento do Carnaval 
Notícia: Carnaval Integração em São Miguel das Missões
Notícia: Santo Ângelo terá Carnaval da Inclusão

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...