Notícias

31/10/2020 19:00


Saci-Pererê dia de travessura é o nosso Halloween

A data homenageia o Saci-Pererê, (mesma data Dia das Bruxas - Halloween) o Saci é a figura mitológica típica do imaginário brasileiro. 
Uma ação que se soma ao dia e pode se transformar em uma grande aventura é buscar inspiração em nossas lendas, mitos, costumes e crenças. O mergulho na busca de um monstro original, educativo e com referencial da personalidade local, pode nos levar a uma viagem por mundos e dimensões nunca antes navegados, conhecer onde nasce o Boitatá, onde mora o Curupira, Fantasmas, Mula Sem Cabeça, Bicho Papão, Negrinho do Pastoreio a somando nossas experiências a energia das crianças. Tudo esta no nosso dia a dia, em nosso chimarrão, nos remédios, no clima, no vento, numa árvore, esquina ou riacho que passamos todos os dias e somos desavisadamente protegidos e assustados.
Alguns estados e cidades oficializaram leis que oficializa o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado com o intuito de reforçar a cultura e folclore nacional.
Há quem diga que a Lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações.
Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.
A lenda do Saci-Pererê é transmitida ainda hoje de geração em geração nas comunidades rurais do Brasil, principalmente.
O mito ficou conhecido nas grandes cidades do país e internacionalmente graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil.

Você sabe a curiosa origem do Dia das Bruxas?
O dia das Bruxas é conhecido mundialmente principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween. Hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda a seguir como ela surgiu.
De onde vem o nome?
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve".
"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera"... “Véspera dos Santos ou Espera dos Santos”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.
Como a festa começou?
As teorias se confundem entre os historiadores e acadêmicos que estudam os assuntos nas diversas faculdades.
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain durava três dias e era uma homenagem ao "Rei dos mortos", tinha entre suas maiores marcas as fogueiras (que usadas na queima do joio que poluía o trigo) e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf" onde há nesta festa pontos em comum com a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa.
Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain.
Provavelmente o papa Gregório 3º ou Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain.
Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

Quando surgiu o Dia das Bruxas?
Era costumes brincadeiras e previsões, costume durante as festas do Halloween em rever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.
Em seu poema Halloween , escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.
Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada.
Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
Igrejas de paróquias costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. Como o festival chegou à América?
Nos EUA, abóboras entalhadas tornaram-se símbolo desta festa.
A princípio, as tradições do Dia das Bruxas ou dia do Saci uniam as brincadeiras comuns na europa rural com rituais de colheita. As maçãs usadas para prever o futuro pelos britânicos viraram espumantes e cidas.
Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram uma marca do Halloween americano, marcado pelas cores laranja e preta.
Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras". Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nesta época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.
Em outro angulo hoje o dia do Saci ou Bruxa se popularizou e é comemorado hoje até mesmo na China.
Ele permite e une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade. 
Notícia: O Dia do Saci ou Halloween
Site Dia dos Bobos 
Vídeo: Publicidade 1 Natal Cidade dos Anjos 2016 
Vídeo: Feliz Dia das Mães! 
Notícia: Uma Viagem Pelo Imaginário das Missões 
Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 
Site: Roteiro Sete de Setembro Berço das Águas 
Site: Roteiro Caaró, Caibaté, RS.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...