Notícias

04/06/2019 19:30


Parceria URI/Colégio Tiradentes desperta projetos e deverá incluir a Robótica na matriz curricular do educandário

     Fortalecendo sua condição de Universidade Comunitária, a URI Santo Ângelo acaba de estabelecer uma nova parceria na área de computação: os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e o Colégio Tiradentes iniciaram as atividades do Projeto Robótica, envolvendo professores e acadêmicos-bolsistas da URI; professores e estudantes do Tiradentes.
     De acordo com a supervisora Pedagógica da Escola, Valesca Falcão Sorteia, “a ideia é que a robótica seja um meio de interligar as disciplinas, permitindo que não apenas a Física, mas também outras áreas do conhecimento tenham uma abordagem atual, confirmando assim, o comprometimento que a escola tem com a formação integral do aluno”.
     O projeto-piloto em execução reúne 12 alunos – quatro já com experiência nas Copas anuais de Robótica da URI e oito do 1º ano. O grupo reúne-se por três horas todas as sextas-feiras, sendo uma com aula teórica de Física, na Escola, a cargo da professora Joseane Camargo Nolibos, e a outra na URI, com conteúdos de Programação, a cargo do professor Denilson Rodrigues e de Robótica, com o professor Alexandre Roque, além dos acadêmicos-bolsistas Augusto Viera do Carmo e Juliana Weinert de Lima.
    A supervisora Valesca adianta que no final do ano, a Escola Tiradentes já deve realizar um desafio interno, “no qual a competição de robôs seja a parte de um todo que envolve aprendizados sobre pesquisa científica, compreensão sobre descarte correto e reaproveitamento de objetos que, ao serem reciclados, podem se transformar em componentes dos robôs”.
    A proposta da escola, dirigida pelo tenente Aramis, é bem maior e vai além: “nossa proposta é que a Robótica como componente, esteja na matriz curricular de 2020, permitindo uma integração interdisciplinar, em que o aluno possa desenvolver suas habilidades e competências em sua plenitude”, explica a supervisora.
   “Nós almejamos, observa Valesca, “que ao aprenderem e praticarem todo o processo que conduz a uma produção científica, nosso aluno, que já tem um perfil proativo, possa fazer a diferença na comunidade. Esse é o aluno que queremos e que a sociedade espera”.
   O professor Alessandro Freitas de Oliveira, coordenador dos cursos de computação, destaca que “esta parceria é resultado da aproximação da Universidade com as escolas da região através da realização de atividades de extensão, como a Copa URI de Robótica, atividade que iniciou internamente e depois se estendeu pelas escolas da cidade e posteriormente da região”.
   Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista
   Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...