Notícias

10/08/2019 10:07


História da Gravataí Missioneira está sendo contada na Fearg

     No ano em que Gravataí inaugurou oficialmente o monumento conhecido como Cruz Missioneira, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) preparou um stand especial que conta a história da cidade na Feira Agro Rural e Turística (Fearg).
    "O público visitante está tendo acesso ao acervo que resgata a origem da nossa cidade. Aqui estamos falando da presença do índio guarani, do índio missioneiro, na formação do povoado da Aldeia da Nossa Senhora dos Anjos, em 1763, que em 1880, com a emancipação política e administrativa, passaria a ser o município de Gravataí", explica Iuri Camargo secretário em exercício da SMDET.
    Peças de exposição do Museu Municipal Agostinho Martha, sob administração da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) estão acessíveis ao público da Feira neste espaço, com o intuito de promover a valorização das raízes da nossa terra.
    "Falar sobre Gravataí também é remeter a uma cidade industrializada e em desenvolvimento, mas isso não aconteceu da noite para o dia. O processo industrial remete da época das tafonas, com a exportação de farinha de mandioca para o centro do país. Isso está sendo contado através dos objetos e painéis alusivos aos primórdios de Gravataí", diz Iuri Camargo.
    A Fearg é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e tem o patrocínio do Banrisul.

Confira a programação deste sábado (10):
09h - Início das Atividades
09h - Torneio de dupla Feminino de Bocha
09h30 - Entrada dos Carreteiros
10h - Abertura da Praça de Brinquedos e Camarim
11h - Apresentação Universo Criativo (Capoeira)
13h - Apresentação CTG Laço da Amizade (Chula e Invernada)
14h - Apresentação Banda Municipal de Gravataí
14h30 - Apresentação Banda da Fundação Bradesco
15h - Apresentação Orquestra do SESI
16h - Abertura Oficial da FEARG 2019
17h - Show de Humor (Paulinho Mixaria)
18h - Missa na Igreja e Palestra do Sindicato Rural no auditório
19h - Show Cia Show 4
21h - Show Grupo Farra
23h - Show Sandro Coelho
01h30 - Encerramento

Fonte: Pref Gravataí

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...