Notícias

30/08/2019 08:00


Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/08/2019

Sede Própria: 27 de agosto é, para mim, um dia especial. A terça-feira passada foi ainda mais importante, e justifico. Eu e o caçula Emanuel aniversariamos nesta data, 55 e 9 anos. Somou-se ainda, neste 27 de agosto, o ato de assinaturas para a inauguração das obras para a sede da Academia de Letras - ASLE, nossa futura casa. Atual presidente, gestão 2018/2020, estamos prevendo um possível presente de Natal, pois está prevista que a obra seja finalizada em quatro meses.
 
Referente aos trabalhos desenvolvidos pela ASLE, nas duas últimas semanas avaliamos mais de trezentas poesias do Concurso Poema nos Ônibus, e que foi divulgada ontem, 30 de agosto. Estamos também engajados na Feira do Livro, que acontecerá de 23 a 25 de outubro. Também faremos as avaliações ao 5º concurso de Redação da URI, que encerrou suas inscrições ontem, 30 de agosto.

Sobre a próxima revista Talento, edição 03, já foi idealizado realizarmos um Concurso Internacional de Poesias, pois que aberto também ao idioma espanhol. Após a reunião, a ser realizada no dia 6 de setembro, definiremos critérios e regulamento, como também as premiações e troféu SEDE. A revista será lançada no evento de inauguração da sede da ASLE. O pleito vem desde 2015, quando o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, oficializou a cedência da área localizada na rua Florêncio de Abreu, entre os fundos do prédio do Teatro Antônio Sepp e o Centro Municipal de Cultura.

Externamos o nosso Muito Obrigado ao Poder público e todos que somaram esforços para essa conquista. Só alegrias!
 
Pela vida: No dia 26 de agosto minha mãezinha completou seus 82 anos. Visitei-a no domingo, 25. Neste dia conheci o quase cinquentão Gilmar Nunes, (foto) mais conhecido por Tigrão, que visitou a casa do meu mano Basílio, em Três Passos. O Tigrão, apelido de infância, fez jus a ele quando foi barbaramente atacado, o que lhe deixou graves sequelas, a citar o braço direito decepado. Recebeu 506 pontos para fechar os cortes, facilmente identificados pelas cicatrizes.

Em 2013, o Tigrão trabalhava numa serraria em Padre Gonzales. Estava meio embretado entre pilhas de madeiras quando, inesperadamente e por motivos mal explicados, um colega de trabalho avançou sobre ele, por trás, com a motosserra ligada. O grito “Cuidado” de outro funcionário se sobrepôs ao ronco, a tempo de se jogar à frente, mesmo assim a corrente da motosserra lanhou parte da orelha, afundou no ombro e quase perfurando seu pulmão esquerdo. Conforme narrou, conseguiu se desvencilhar da segunda investida, enfrentando-o de frente, e aí vai o título. No instinto de sobrevivência, vislumbrou acionar o dispositivo de segurança da máquina, para desligá-la. E assim, aparou o golpe com seu braço para, jogando o corpo sobre ele empurrar a alavanca com a mão esquerda, mesmo fragilizada, e fato conseguiu. Abraçado ao agressor, foi também socorrido pelos colegas, que tiveram ânsias de executar o autor do ato psicopata. Praticamente esvaído em sangue, travou longa e dolorosa luta pela vida.   

A título de informação, o agressor ficou preso por seis meses, e que se arrependeu pelo ato insano que praticou. 
 
Filosofia: Dias antes dos jogos da dupla Grenal eu disse para muitas pessoas: se o Internacional conseguir superar o Flamengo, também será considerado um Imortal!

Não conseguiu, mas parabenizamos os colorados, pois também fizeram bonito na Libertadores. 
 
Curiosidade: As estatísticas apontam que no Brasil, o mês recorde para datas natalícias é o mês de março. E eu que pensava ser o mês dos cachorros loucos...  

Chasque: Ao prefeito Brasil Sartori, de Entre-Ijuís, pelo aniversário transcorrido no dia 28 de agosto. 

Humor: O guri quebrou o braço e ficou mais de mês com gesso. Ao tirá-lo, perguntou ao médico:

- Doutor, o senhor acha que vou conseguir tocar piano por ter tirado o gesso?

- Claro que sim! Respondeu o médico.

- Que bom... Antes eu não conseguia de jeito nenhum!

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...