Notícias

04/09/2019 08:38


TcheLinux: a importância de compartilhar conhecimentos como instrumento para transformar o Mundo

     O TecnoURI sediou no sábado, 31 de agosto, o evento Tchelinux 2019 Santo Ângelo, fruto de parceria entre o Grupo de Usuários de Software Livre do Sul do Brasil (Tchelinux) e a URI Santo Ângelo. Este grupo, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento, cumpre uma agenda em 15 cidades gaúchas ao longo de 2019, com o mesmo objetivo: divulgar e encorajar a adoção do Software Livre.
    Em suas palestras, além de orientar o uso do Software Livre, o grupo faz uma revisão histórica do que mudou na tecnologia e no mercado de trabalho desde que este tipo de tecnologia rompeu os limites do meio acadêmico e científico e se disseminou pelo mundo, a partir do início dos anos 90.

    “Há 12 anos o grupo se reuniu com o objetivo de difundir o uso do software livre em instituições de ensino, além de incentivar a caridade”, explica Leonardo Vaz, um dos voluntários da organização do grupo. “Através de parcerias com instituições de ensino levamos o evento a diversas cidades do estado, sem quaisquer custos para os participantes e encorajamos a doação de alimentos que são repassados a entidades locais. Os membros do grupo fazem isso em seu tempo livre, viajando e custeando suas despesas por conta própria, e apesar de ser bastante cansativo por conta das distâncias dentro do estado, é algo muito gratificante pra nós”.
Leonardo defende que o trabalho vale, quando é feito em equipe e “sempre que formos fazer algo, devemos pensar dois aspectos: primeiro, usar os recursos da melhor forma possível, sem onerar e segundo, atingir a maior quantidade de pessoas para maximizar os resultados e esforços”. Na sua opinião, “ideias são mais importantes que pessoas. Nós estamos apenas de passagem por aqui, e as boas ideias e os atos é tudo o que fica”.
   Leonardo destaca a importância do Software Livre como instrumento para alavancar o desenvolvimento local através do empreendedorismo: “Vivemos num mundo onde as distâncias foram encurtadas pela Internet e ao invés de ir embora de suas cidades em busca de oportunidade após se graduarem, jovens podem ficar na sua terra e empreender gerando emprego e renda localmente, e ajudando a construir um futuro melhor". 
    O evento contou um público de 120 pessoas que assistiram a 14 palestras e doaram 105kg de alimentos que foram encaminhados para o Lar de Idosos Isabel Oliveira Rodrigues. Além da equipe de voluntários do Tchelinux, a organização contou com o apoio dos docentes Cristina Paludo, Alessandro Freitas de Oliveira (coordenador dos cursos de Computação), Denilson da Silva, Carlos Oberdam e Paulo Betencourt, além da presença de alunos da URI Santo Ângelo e outras instituições da região.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...