Notícias

11/10/2019 09:06


Guaranis, jovens miguelinos e acadêmicos da UFSM protagonizam a Saga Missioneira no Patrimônio da Humanidade

Nos próximos dias 11 e 12 de outubro, às 20h, quando o tradicional Espetáculo de Som e Luz do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, Patrimônio Cultural da Humanidade, comemora seus 41 anos de exibição, um fato inédito acontecerá: os índios Guarani, descendentes daqueles que viveram a saga missioneira, e jovens da cidade de São Miguel atuarão nesse palco natural junto aos acadêmicos de Dança da UFSM, encenando e dançando o espetáculo Som e Luz em Corpos.

No ano de 2005, o coreógrafo e hoje professor da UFSM, Odailso Berté, criou, junto à extinta Cia Sarx de Teatro-dança, o espetáculo Som e Luz em Corpos, que consiste na coreografia e encenação do texto e da música do tradicional espetáculo de Som e Luz. Com o propósito de não mais falar “sobre” os Guarani, mas criar “com” eles e com a comunidade local de São Miguel outras narrativas sobre a história missioneira, o Projeto de Extensão “De terra seus corpos”, coordenado por Berté, com a colaboração dos professores Crystian Castro e Mônica Borba, vem desenvolvendo ações que possibilitam a estes atores sociais protagonizar, criticar e reconstruir sua história através da arte.

Através de um convênio entre a UFSM, FATEC e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, foram realizadas oficinas de dança contemporânea na cidade de São Miguel e na Aldeia Guarani Tekoá Ko’Enjú, com o intuito de formar um elenco local para integrar o espetáculo Som e Luz em Corpos junto aos acadêmicos dos Cursos de Dança da UFSM que desde 2018 realizam este espetáculo junto às históricas Ruínas de São Miguel. 

  Nas oficinas, realizadas junto com professores Guarani, não foram transmitidas coreografias prontas, mas, foram propostos exercícios, imagens, perguntas e temas geradores aos quais os alunos guaranis e miguelinos reagiam e respondiam com gestos, movimentos corporais e, inclusive, recordações de suas danças autóctones. Com esses movimentos deu-se a montagem das coreografias que foram, assim, criadas de maneira compartilhada, sendo os participantes coautores desse processo criativo coletivo. 

Ao compreender o texto do espetáculo de Som e Luz em sua própria língua, durante os processos criativos, os Guarani questionaram essa narrativa sobre a história de seus antepassados, o que gerou diferentes reflexões que repercutirão em futuras transformações nesta obra que já é exibida há mais de quatro décadas. As cenas e coreografias criadas com o elenco guarani e miguelino não ilustram o texto e a música da obra, mas estabelecem relações, tensões e questionamentos através da presença corporal dos atores-bailarinos. Essa intervenção cênica dentro do Som e Luz, tem possibilitado um processo de arte-educação patrimonial que busca reconstruir o pertencimento, a memória e a identidade cultural através da mediação e presença viva dos corpos que interagem com o patrimônio material.  

Este projeto conta com o importante apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Museu das Missões /Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Centro de Educação Física e Desportos, do Curso de Dança-Licenciatura, da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Cultura e Eventos da UFSM, e da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel. Haverá outras apresentações do Som e Luz em Corpos nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, às 20h30min, no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo. Os ingressos custam: R$ 25,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, estudantes e idosos). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55)3381-1294. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...