Notícias

29/11/2019 18:11


Espetáculo Ângelus - Santo Ângelo - Dias 14 e 15 de Dezembro

Nos dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro, dentro da programação do Natal Cidade dos Anjos, será apresentado o espetáculo Ângelus. Criado em 2006, por ocasião dos 300 Anos da Redução de Santo Ângelo Custódio, o espetáculo Ângelus resgatou a simbologia dos anjos que passou a caracterizar a cultura natalina de Santo Ângelo – a Angelópolis: Cidade dos Anjos, como bem caracteriza o texto da obra.

    Criado e escrito por Odailso Berté, e revisado pelo saudoso Dom Estanislau Amadeu Kreutz e pelas professoras/historiadoras Claudete Boff e Nadir Damiani, sumidades no estudo da história missioneira, o espetáculo Ângelus recria, através da dança e do teatro, a história da sétima e também a trigésima cidade missioneira, Santo Ângelo Custódio. A arte produzida nesta redução aludia ao seu padroeiro através das asas que eram talhadas pelos Guarani em todos os santos que esculpiam, e também o teatro jesuítico, que encenava batalhas entre anjos e demônios, com objetivo catequético, foram os elementos pesquisados e que deram vida aos personagens que contam a narrativa do Ângelus: os anjos Gabriel (o Anjo Mensageiro), Abadôn (o Anjo dos Abismos) e Santo Ângelo Custódio (o Anjo da Guarda).

    O elenco do espetáculo é composto pelos bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação dos professores Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro, que são também os responsáveis pelos espetáculos Som e Luz em Corpos, do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, e Missa da Terra Sem Males, apresentada em Santo Ângelo no mês de setembro de 2019. O espetáculo ainda conta com a participação especial dos atores santo-angelenses da Cia Actuare, Lucas Segatto, Douglas Barbosa e Carlos Alves, que interpretarão os três anjos que narram a história.

    À exemplo do espetáculo Som e Luz, de São Miguel, o espetáculo Ângelus instaura, no Centro Histórico de Santo Ângelo, um monumental diálogo cênico entre a arquitetura da Catedral, a planta da antiga redução, a dança e o teatro, recriando elementos históricos em diálogo com a contemporaneidade para recontar a vida, morte e reconstrução da cidade. A Catedral Angelopolitana é cenário, protagonista e símbolo, um patrimônio cultural habitável que condensa e atualiza as marcas da história no cotidiano da comunidade santo-angelense e dos turistas que a visitam.

    A realização desta nova edição do espetáculo Ângelus, treze anos depois de sua primeira apresentação pela extinta Cia Sarx de Teatro-dança, se dá através de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal de Santo Ângelo e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com intervenção da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, e da Paróquia Anjo da Guarda.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...