Notícias

19/12/2019 11:24


Som e Luz em Corpos com elenco guarani e miguelino, 27, 28 e 29 de dezembro de 2019

Em sua missão extensionista, de atuação no desenvolvimento regional e de instituição socialmente referenciada, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem realizando ações artístico-pedagógicas com grupos de jovens dos municípios de São Miguel das Missões e de Santo Ângelo e das aldeias guarani Tekoá Koen’ju e Tekoá Yakã Ju. Estas ações correspondem aos Projetos de Extensão “De terra seus corpos” e “Tekoá Arte e Vida” e dos convênios celebrados entre a UFSM e as Prefeituras de São Miguel e de Santo Ângelo, coordenados pelos professores Odailso Berté e Mônica Borba.

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2019, às 20h30, no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, ocorrerão as últimas apresentações da temporada 2019 do espetáculo Som e Luz em Corpos, que é uma das ações do Projeto de Extensão “De terra seus corpos”. A formação do elenco dessa obra foi feita através de oficinas de dança contemporânea realizadas durante o ano de 2019 na cidade de São Miguel e na aldeia guarani Tekoá Koen’ju. Com métodos de criação artística compartilhada, indígenas e não indígenas estabeleceram um novo encontro de culturas no qual foi possível trocar experiências, aprender e criar dança juntos.

A direção geral é de Odailso Berté e a coreografia é de Mônica Borba e Crystian Castro. O Som e Luz em Corpos foi originalmente criado em 2005, por Odailso Berté, com a extinta Cia. Sarx de Teatro-Dança, e consiste na coreografia para o texto e música do tradicional espetáculo de Som e Luz. Com a presença de atores e bailarinos, que dão vida aos personagens, esta obra torna-se um macro-espetáculo a céu aberto, no qual os corpos interagem com a programação de luzes e os remanescentes arqueológicos da antiga Redução de São Miguel Arcanjo, reapresentando de forma emocionante a conhecida história missioneira com a presença dos próprios descendentes dos guarani.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...