Notícias

08/01/2020 10:38


Unicred Eleva lança documentário mostrando a Região das Missões como pioneira do cooperativismo

      Projeto conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS.
      
Um filme que mostra o início de práticas cooperativistas na cultura missioneira. Esse é o principal tema do documentário As Reduções Jesuíticas dos Guarani: Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo, lançado pela Unicred Eleva em um evento em Santo Ângelo nesta segunda-feira. O projeto é liderado pelo Dr. Vitor Hugo Boff, vice-presidente da cooperativa, e conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS.
      Imprensa, colaborados e parceiros tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão o filme, que conta com objetivo de trazer conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta e suas práticas cooperativas, fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades. O trabalho mostra o Rio Grande do Sul como o pioneiro na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões.
      “Há muito tempo vínhamos pensando em trabalhar a questão da nossa história missioneira ligada à forma econômica de cooperativismo. Fomos buscar nos povoados missioneiros as origens desse sistema, pois esses laços identitários são muito fortes em nossa região. Eles lembram um passado glorioso e trazem modelos de bravura e cooperação”, explica o Dr. Vitor Hugo Boff.
      O filme de 15 minutos traz um resgate histórico, com música e imagens produzidas nos sítios arqueológicos dos povoados, para demonstrar que nos séculos XVII e XVIII a cultura Jesuítico-Guarani já apresentava traços de princípios cooperativistas. Os fatos são embasados em pesquisas de estudiosos do tema, como Vergílio Perius, professor e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Artur Barcelos, professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande, Pedro Ignácio Schmitz , professor e diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas da Unisinos, Padre José Odelso Schneider, professor na Unisinos, Claudete Boff, professora e pesquisadora da URI Santo Ângelo, entre outros nomes que cederam seus depoimentos para a obra. 
      O documentário pode ser conferido no canal do Youtube da Unicred Eleva https://www.youtube.com/watch?v=gKVank9sAeg e servirá como material didático para todas as entidades envolvidas no projeto. A Unicred Eleva é uma das cooperativas mais antigas do Rio Grande do Sul, abrangendo 55 municípios e mais de 4 mil associados. Oferece uma assessoria financeira com soluções customizadas para cada um de seus cooperados, com relacionamento próximo e exclusivo e atuando no desenvolvimento das comunidades onde está inserida.
      Sobre Unicred RS
      
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 75 pontos de atendimento que representam 61 mil cooperados, R$ 4 bilhões de ativos e 2 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...