Notícias

28/01/2020 11:19


Rota Missões destaca mais um município no Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo 2019/2021 foi divulgado com 2,694 Municípios e 333 regiões turísticas integrantes, os quais devem ser priorizados pela Política Nacional de turismo. Estas cidades devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor. O instrumento orienta a atuação do Mtur no desenvolvimento das políticas públicas, sendo atualizado a cada dois anos, podendo os municípios subirem ou caírem de nível, de acordo com seu desenvolvimento turístico.

São Luiz Gonzaga entrou na categoria topo dos municípios da Rota Missões, é um dos três municípios regional que está na categoria C do Mapa do Turismo Brasileiro. Atualmente a categoria é o nível máximo dos municípios que integram a Região. Com aumento da classificação, aumentam também os valores de recursos disponíveis para que o município consiga encaminhar projetos de investimentos nesta área. Na Rota Missões, somente os municípios de Santo Ângelo e São Borja também estão na categoria C.

A secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, ressaltou o trabalho realizado para que o município alcançasse uma melhor colocação. Segundo ela, a mudança ocorreu devido à adesão de empresas do ramo gastronômica e hoteleiro no CADASTUR, o que envolveu um trabalho de mobilização do Poder Público, Concelho Municipal de Turismo, empresas e DETUR. Rose também destacou a atuação do Executivo municipal, com a criação da secretaria de Turismo em 2019 e, a lotação de recursos destinados especificamente para o desenvolvimento do setor em São Luiz Gonzaga, sendo muito importânte para a conquista. Uma nova avaliação deverá ser realizada nos próximos dois anos e o município permanece mais otimista, pedindo o apoio de todos os empreendedores do setor, focando ainda mais no registro de empresas no CADASTUR.

O Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O registro é gratuito e garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados, sendo uma importante fonte de consulta para turistas.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...