Notícias

02/02/2020 11:16


Medalha do Pajador é entregue aos piquetes Dragões do Rio Grande e Velho Casarão

A noite de quinta-feira (30) foi de homenagens no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. A Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria de Turismo e Cultura – promoveu um evento em homenagem aos 96 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun e ao Dia do Pajador Gaúcho.
Na ocasião, foi realizada a entrega da Medalha do Pajador aos piquetes Dragões do Rio Grande e Velho Casarão. A honraria é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro e entregue pela prefeitura, Secretaria de Turismo e Cultura, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Cultura. A medalha busca valorizar o trabalho de entidades do município que atuam na preservação e divulgação da cultura gaúcha e missioneira, cultivando também a memória de Jayme Caetano Braun. As atividades iniciaram com uma pajada do professor Orci Machado – acompanhado por Fábio Borba, no violão – ressaltando o trabalho das entidades homenageadas. Orci também declamou "Payada", em homenagem a Jayme Caetano Braun.
O patrão do Piquete Dragões do Rio Grande, Clodoaldo Santos, agradeceu a homenagem e reforçou o apoio da entidade aos eventos que buscam enaltecer a cultura gaúcha. "Jayme foi um defensor, não só no nosso município e na nossa região, mas atravessou fronteiras defendendo as nossas tradições gaúchas. Em nome do nosso patrão de honra, o comandante do 4º RCB Rodrigo de Carvalho Bernardo, gostaria de agradecer essa homenagem que é prestada ao piquete. Destaco também que somos parceiros para o desenvolvimento de ações sociais e eventos para engrandecer e manter as tradições gaúchas.
O patrão do Piquete Velho Casarão, Márcio Araújo, também agradeceu a homenagem prestada à entidade. "É com grande prazer que o Piquete Velho Casarão recebe essa honraria, a qual leva o nome do maior pajador do Brasil. Gostaria de agradecer a prefeitura, Secretaria de Turismo e Cultura e aos conselhos de Turismo e de Cultura por essa homenagem. Somos um grupo unido que procura dar o seu melhor para o desenvolvimento da nossa sociedade e do tradicionalismo. Nesta data tão importante, o aniversário do grande poeta, queremos reafirmar o nosso compromisso para o desenvolvimento da nossa tradição, de ações solidárias e de apoio a quem necessita de um braço amigo".
O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, parabenizou as entidades homenageadas. "O legado de Jayme Caetano Braun, o culto as tradições e o amor a nossa terra fazem surgir novos pensamentos, novas ideias. Sabendo de onde viemos, sabemos onde estamos e para onde vamos. São Luiz Gonzaga avança graças ao amor e a dedicação de toda a comunidade, o que tem tornado diversas ações e eventos possíveis. Agradeço a confiança e a atuação dos piquetes Dragões do Rio Grande e Velho Casarão. Que Jayme continue nos guiando e Deus siga nos abençoando".
AGRADECIMENTOS 
A Secretaria de Turismo e Cultura agradece a participação da comunidade, dos artistas e de autoridades que prestigiaram o evento. Agradecimentos ao professor Orci Machado, Ervateira Rei Verde, ao escultor Vinícius Ribeiro, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Cultura, Portal das Missões e imprensa local.
A pasta agradece também a presença do prefeito de Bossoroca, José Moacir Dutra, do secretário da Fazenda de Bossoroca, Luiz Rocha Medeiros; das soberanas do município, Yaçana Marcon, Geovanna Stark, Bibiana Souza e Francine da Silva; da rainha da Festa do Arroz Carreteiro 2019, Hêrica Keller e da embaixatriz do Turismo RS Internacional, Eduarda Heinzmann. A secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, agradece o apoio da equipe da pasta na organização do evento.

Assista a reportagem do evento

Confira as fotos do evento

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...