Notícias

19/02/2020 15:54


ZISSAN completa primeiro ano de atividades

Implantada pelo Programa Inova Santo Ângelo, a Zona de Inovação valoriza a articulação entre governo, universidades, setor empresarial e sociedade

Nesta quarta-feira (19), a Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), impulsionada pelo Programa Inova Santo Ângelo do Governo Municipal, completa um ano de funcionamento, com reconhecimento em âmbito estadual, nacional e internacional, valorizando a articulação entre governo municipal, universidades, setor empresarial e a sociedade santo-angelense.
A comemoração do 1º ano da ZISSAN ocorre nesta quinta-feira (20), às 20 horas, na VIBE GASTROBAR (Avenida Venâncio Aires, 1705. Ao lado do Hotel Avenida), com a realização da 2ª edição do GREEN DRINKS. O Green Drinks é um evento de networking informal, um happy hour para que as pessoas apresentem ideias inovadoras, sustentáveis e criativas.

 


A INSTALAÇÃO DA ZISSAN
Em novembro de 2018, o Programa Inova Santo Ângelo do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Planejamento (na época, o secretário era Jorge Tonetto, hoje secretário-adjunto da Fazenda do Estado), com o apoio de instituições de ensino e entidades representativas de classe, começou a mostrar os seus primeiros resultados na área da inovação e empreendedorismo, com a formação dos grupos para a exploração da economia criativa e a decisão de instalação da Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo, a ZISSAN.
A instalação da ZISSAN foi inspirada na palestra do professor doutor norte-americano Marc Weiss, realizada em Santo Ângelo em 19 de novembro de 2018. No mesmo dia, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Weiss esteve reunido com um grupo de pessoas que participou da palestra e optou por discutir a instalação da Zona de Inovação, Criativa e Sustentável no município, tendo como modelo o ZISPOA, de Porto Alegre, uma iniciativa da organização não-governamental Global Urban Development (GUD), da qual o americano é presidente.

 


OS WORKSHOPS E OS PRIMEIROS INTEGRANTES
A ZISSAN iniciou em novembro de 2018 e trouxe no ano passado uma série de workshops. O primeiro deles ministrado pelo palestrante Walter Massa, com o tema “Ambientes de Inovação”. O projeto inovador ainda teve sequência com os workshops 2 – “Gestão e Estratégia”, com Carlos Eduardo Aranha –, workshop 3 – “Economia Criativa”, orientado pelo palestrante Jorge Piqué, e o workshop 4 – “Inovação Sustentável e Prosperidade Inclusiva”, com o professor Marc Weiss.
No dia 19 de fevereiro de 2019, aconteceu no Centro Municipal de Cultura o 5º Workshop do Programa Inova Santo Ângelo. O encontro apresentou ao público, a Zona de Inovação, Criativa e Sustentável e Criativa de Santo Ângelo (ZISSAN). O projeto já contava com mais de 70 integrantes. No dia 21 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião interativa com os integrantes e novos interessados na Padaria Santo Ângelo.
Uma comitiva formada pelo vice-prefeito, Bruno Hesse, secretário de Planejamento, Jorge Tonetto, secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, coordenadora do Programa Inova de Santo Ângelo, Helenice Reis, empresários, professores, integrantes do grupo da Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo – ZISSAN - e membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizaram visita técnica ao Distrito Criativo – Distrito C -, e o ZISPOA, em Porto Alegre, em 7 de dezembro de 2018.
O ideal foi dividido em três zonas de inovação sustentável: ZISPROF (Composta por professores e alunos de diversos cursos e instituições), ZISMOB (Grupo de pessoas focadas em desenvolver projetos para mobilidade urbana, transportes alternativos com melhorias de locomoção e não poluentes) e ZISCRIATIVA (indivíduos interessados com a economia criativa, geração de negócios, softwares, videogames, grupos culturais, escritórios de design, artistas plásticos, artesanais, literatura, arquitetura, musicais, restaurantes e agências de turismo).

 


FEIRA DE RUA
A primeira Feira de Rua desenvolvida pela ZISSAN aconteceu no dia 23 de março de 2019. O evento inovador foi feito na Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Marechal Floriano e Marquês do Herval, com 46 expositores divididos em estandes de artesanato, antiguidades, discos, livros, brechós, praça de alimentação, shows musicais, apresentação da Companhia Circense Burzum, espaço kids com brinquedos infantis, espaço para leitura e pista de skate.
A segunda edição da Feira de Rua ocorreu no dia 9 de junho, no mesmo local da primeira feira. Os 60 expositores comercializaram artesanatos, livros, discos, obras artísticas, brechós, além de praça de alimentação, feira de adoção de animais, shows musicais, chope artesanal, espaço para as crianças, Escolinha de Skate e a novidade da edição, a Escolinha de Basquete.
No dia 20 de julho de 2019, foi realizada mais uma edição da Feira de Rua pela Confraria Bicho Amigo, em parceria com o Governo Municipal, por meio do programa Inova Santo Ângelo e ZISSAN, o 4º Arraiá Bicho Amigo, na Rua Marechal Deodoro. Em outubro de 2019, a ZISSAN apoiou a Feira de Rua da comitiva “A Gente Kombina”.


PAINÉIS PREPARATÓRIOS PARA O STARTUP WEEKEND
Em maio de 2019, o Programa Inova Santo Ângeloiniciou os preparativos para a realização do 1º Startup Weekend Santo Ângelo, o qual ocorreu em outubro do mesmo ano. Ao todo, foram 12 meetups preparatórios em Santo Ângelo, Ijuí, São Luiz Gonzaga e em Santa Rosa, para o Startup Weekend Santo Ângelo.
O Startup Weekend Santo Ângelo foi realizado de 25 a 27 de outubro de 2019, e teve como objetivo proporcionar eventos de empreendedorismo prático onde são fomentadas ideias de inovação. Os eventos dão oportunidade a empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas de reunir-se, compartilhar, maturar e validar suas ideias, formar times e criar startups (grupo de pessoas unidas para resolver um problema muito difícil, que buscam encontrar um modelo de negócio que seja escalável e repetível, mesmo em um ambiente de grande incerteza).Padaria Santo Ângelo, descubra o sabor da vida!


ZISSAN NA 19ª FENAMILHO INTERNACIONAL
Pela segunda vez em Santo Ângelo, o professor doutor Marc Weiss, que liderou a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA) e inspirou a criação da Zona de Inovação Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), foi o palestrante no dia 27 de abril de 2019, no auditório Iglenho Araújo Burtet, no primeiro dia da 19ª Fenamilho Internacional, quando explanou sobre o tema “ZISPOA e ZISSAN: Um modelo de inovação sustentável e prosperidade inclusiva para o Rio Grande do Sul”, apresentando o ideal ZISSAN à comunidade santo-angelense.
A Zissan esteve instalada, durante os nove dias de evento, no Pavilhão da Ciência e da Tecnologia, no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

ZISSAN NA ONU - HABITAT URBAN THINKERS
Todo o trabalho desenvolvido pela Zona de Inovação Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN) desde a sua criação, em 2018, foi destaque no evento ONU-Habitat UrbanThinkers Campus Porto Alegre, no dia 17 de novembro de 2019, no Prédio Centenário da UFRGS, no Salão de Atos Sol Nascente, na capital gaúcha. A ZISSAN foi desenvolvida tendo uma quádrupla hélice operacional que envolve o Governo Municipal, por meio do Programa Inova Santo Ângelo, as universidades, as empresas e a sociedade santo-angelense.
Este evento internacional da ONU-Habitat UrbanThinkers, criado pelas Zonas de Inovação Sustentável (ZIS) de Porto Alegre (ZISPOA), Santo Ângelo (ZISSAN), e Cidade do Panamá (ACTA), é uma iniciativa da campanha urbana mundial da ONU-Habitat, concebida como um espaço crítico e aberto para a troca entre pessoas que acreditam que a urbanização é uma oportunidade para uma transformação positiva, bem como para o desenvolvimento sustentável.

DESTAQUE INTERNACIONAL PARA A ZISSAN
Na semana em que completa um ano de atividades da Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), impulsionada pelo Governo Municipal por meio do Programa Inova Santo Ângelo, a ZISSAN recebe destaque internacional no Global Urban Development (GUD), em sua plataforma digital. Nesta quarta-feira (19), a Zona de Inovação, Criativa e Sustentável criada em Santo Ângelo completa o seu primeiro ano de fundação.
O Global Urban Development é uma organização, mundial sem fins lucrativos, fundada no ano de 2001, que consiste em uma rede que cresce rapidamente com mais de 600 líderes e especialistas urbanos dinâmicos e conhecidos em 60 países, com escritório em Porto Alegre. A iniciativa conduz educação, pesquisa e ação para promover ideias políticas que ajudam a gerar um desenvolvimento urbano mais próspero, sustentável e inclusivo em todos os continentes.
O material sobre a Zona de Inovação, Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN) no site do Global Urban Development pode ser conferido por meio do link: https://www.globalurban.net/santo-angelo-brazil

PROGRAMA INOVA RS
No dia 11 de dezembro de 2019, a secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) reuniu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), representantes de oito regiões do Estado para o evento de avaliação e reconhecimento do INOVA RS. Na oportunidade, a integrante da Zona de Inovação Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), instituída pelo Programa Inova Santo Ângelo, a arquiteta e urbanista Thaís de Souza, também editora-chefe do Jornal Informal, foi nomeada coordenadora do Comitê Técnico do INOVA RS Noroeste e Missões.
O programa visa a incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental das regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

Texto: Rodrigo Bergsleithner
Foto: Fernando Gomes/Arquivo

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...