Notícias

27/02/2020 08:43


Turismo com pets vira tendência

Pesquisa revela que 51% dos donos de animais de estimação só viajarão em 2020 se puderem levá-los

Só quem tem bichinhos de estimação em casa sabe a alegria que eles trazem: eles são companhia, família, dão amor, brincam com as crianças. Por isso, como deixá-los para trás quando chega a hora de fazer turismo? Uma pesquisa realizada pelo Booking.com revelou que 51% dos entrevistados donos de pets só irão viajar em 2020 se puderem levar seus pequenos companheiros.

O turismo é apenas uma parte desse mercado, que cresce ano a ano. Dados do Instituto Pet Brasil (IPB) mostram que o segmento nacional fechou 2019 com projeção de um faturamento de mais de R$ 36 bilhões. A projeção para 2020 é ainda mais otimista: R$ 40 bilhões. Um estudo recente, do Instituto Pet Brasil, estimou a presença de 139,3 milhões de pets no país em 2018.

A fundadora da PETFriendly Turismo, agência de turismo especializada em viagens com animais de estimação, afirma que é cada vez mais comum os tutores fazerem turismo acompanhados de seus pets. E a busca aumenta tanto para viagens nacionais como internacionais. Os tutores que reconhecem a relação do pet como um membro da família, e na maioria das vezes como filhos, optam por viajarem com seus pets ou não viajarem, aponta a proprietária da agência

A fundadora da agencia afirma que hoje as hospedagens já estão entendendo essa nova realidade e muitas se adaptam para ter um serviço realmente especial a esses novos hóspedes. Nesse contexto, os aeroportos também estão seguindo essa ideia e implantando adaptações para receber pets. Alguns oferecem aos passageiros uma área de descanso para os seus bichos, como o terminal internacional de Guarulhos (SP). O local é destinado para os animaizinhos fazerem suas necessidades e relaxarem, principalmente após longas viagens.

Uma medida importante ao planejar a estada com seu pet é pesquisar um local que se adeque a ele. Não existe um destino específico para pets, mas sim aquele que mais agrada e se encaixa no perfil da família. Os animais que não gostam de água, por exemplo, não é uma boa opção levar para praias ou lagos. Animais mais velhos ou com problemas respiratórios não devem ir a lugares muito quentes, segundo orienta a veterinária Juliana Stephani.

HOSPEDAGEM 

Outra iniciativa importante é verificar se a hospedagem é a chamada “pet friendly” (na tradução literal do inglês, 'amigo dos animais', expressão utilizada para identificar lugares onde animais são bem-vindos) e oferece serviços que permitem que o pet fique à vontade junto com seus responsáveis. No Brasil, vários meios de hospedagem já se renderam a essa tendência e passaram a oferecer comodidade aos animais.

Algumas redes de hotéis convidam as pessoas a se hospedarem com seus animais. A Ibis, que é “dog friendly”, dá várias dicas para quem quer levar o pet para uma das unidades da rede. Algumas delas são não esquecer de levar o kit de higiene e verificar se a carteirinha de vacinação está em dia, pois a apresentação é obrigatória no check-in.

FAMÍLIA 

 O jornalista Luis Oscar Delamanha sempre viaja com a Eva, uma Cocker de dez anos que é o xodó da casa, especialmente das filhas Júlia (6) e Alice (2). Juntos, já foram para vários destinos brasileiros, como Búzios (RJ) e cidades do litoral e do interior de São Paulo, a exemplo de Ilhabela e Atibaia. Para ele, quanto maior a estrutura oferecida aos pets, mais atrativa e fácil fica a viagem. “A Eva é como uma filha e está sempre com a gente nas viagens. Sempre busco dar o máximo de conforto para que ela também aproveite os bons momentos que o turismo nos traz. Os hotéis e pousadas que oferecem a possibilidade de receber a família completa, incluindo os pets, sempre terão minha preferência. Com certeza, é um diferencial que levo em conta”, afirma.

DICAS 

Saúde: carteira de vacinação, vermifugações e antipulgas sempre em dia. Manter a saúde do pet permite - ou não - ao tutor levá-lo para a viagem. É preciso saber a localização de clínicas veterinárias 24 horas no destino.

Identificação: “microchipar” é uma forma de identificação bem útil e comum atualmente. O pet é cadastrado num banco de dados, que pode ser acessado por qualquer veterinário ou agente sanitário, por exemplo. Isso facilita a localização caso o pet se perca.

Remédios: não medicar os animais para tranquiliza-los durante voos, por riscos à saúde do pet. Existem remédios que relaxam e diminuem o enjoo, mas eles são recomendados em viagens de carro ou ônibus. Cada tutor deve conversar com o veterinário para saber a indicação.

Transporte: cada companhia aérea tem suas regras para levar animais, na cabine ou no porão. O mais importante é adaptar o pet à caixa de transporte. Para viagens de carro, recomenda-se cinto de segurança ou caixa própria. De ônibus, sempre dentro da caixinha.

 

  Fonte: PETFriendly Turismo / Mtur

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...