Notícias

29/02/2020 20:47


Mesa redonda proporciona novas ideias para o turismo regional

Na tarde da última sexta-feira (28), ocorreu na sede da AMM em Cerro Largo, a Mesa Redonda sobre Turismo e Desenvolvimento. O evento foi uma organização da secretaria de turismo do município de Cerro Largo e fez parte do cronograma de eventos em comemoração aos 65 anos de emancipação político administrava da cidade.

A reunião contou com a presença de nomes importantes do turismo como, Marta Benatti sócia proprietária da Operadora de Turismo Caminho das Missões, Izabel Ribas assessora de comunicação da AMM, Carolina Lopes turismóloga e, Tatiana Athayde turismóloga e guia de turismo,  trazendo cases de sucesso que podem ser aplicados aos munícipios que compõem a Rota Missões, e tratando temas como ações para melhorias no turismo regional, a parceria entre Rota Missões e Rota das Terras Encantadas, a infraestrutura dos munícipios para recepção dos turistas entre outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento regional. A mediação da roda de conversa foi realizada pelo secretário de turismo de Cerro Largo Edson Santos.

A Infraestrutura

O turismo só cresce se a infraestrutura do município oferecer um bom serviço aos visitantes, se a comunidade auxiliar nos cuidados e limpeza da cidade, os empreendedores se qualificarem no atendimento ao público e auxiliar com apoio e desenvolvimento de projetos no fomento ao turismo.A comunidade precisa procurar os órgão de turismo do município e se engajar com a ação, afirma Izabel, que já atuou como secretária de Turismo na cidade de São Miguel das Missões. Centenas de turistas passam pelas cidades da Rota Missões, mensamente e um desafio que precisa ser trabalhado é fazer com que essas pessoas cheguem nessas cidades e, apreciem seus serviços, desfrutem da gastronomia típica, abasteçam seus veículos e pousem em hotéis da região. Para isso, é necessário uma parceria entre iniciativa privada e pública, para que ambos juntos fortaleçam a infraestrutura local, e desenvolver uma política de horários mais flexível, atendendo em finais de semana, ter recepcionistas que saibam informações sobre a região, horários e afins.

O atendimento ao Público

Um ponto fundamental para que um cliente retorne em seu estabelecimento é o atendimento, uma boa recepção, que cative o cliente é o motivo maior de fidelização de clientes em estabelecimentos comerciais, no turismo não é diferente, nada melhor do que ir em algum lugar e ser bem recepcionado, com um chimarrão, pessoas felizes e que agradam sua visita. O Deputado Estadual Capitão Macedo, em uma breve passagem pela reunião refletiu sobre a importância e a padronização do atendimento, mantendo características de cada cidade. Ainda trouxe informações importantes sobre o Projeto Pró-Missões, que busca incentivar o turismo na região das Missões. “Queremos promover a aplicação de recursos financeiros, decorrentes de incentivos fiscais a contribuintes, em diversos projetos culturais relativos ao tema Missões Jesuíticas Guarani”, explica o deputado, que é autor do Projeto.

Case Caminho das Missões

Experiência e vivência, estas são as palavras chave do sucesso da Operadora de Turismo Caminho das Missões, e foi com essa proposta que a sócia proprietária Marta Benatti, iniciou a apresentação do case de sucesso Caminho das Missões. “A experiencia e a vivência que o turista passa durante o roteiro é o que transforma esse, em um momento único, não é somente caminhar” afirma a empresária. Marta salientou a importância da inclusão da comunidade nas ações de turismo, o envolvimento da comunidade auxilia o comprometimento dela junto ao turismo, proporcionando a cada vez, uma melhor experiência para os visitantes. Nos roteiros organizados por sua operadora de turismos, ela envolve aproximadamente 30 famílias diretamente, hospedando seu peregrinos, onde essas famílias utilizam o recurso recebido para melhorias na infraestrutura das hospedagem, essa ação aumenta o comprometimento da comunidade com o setor turístico.

Parceria com Rota das Terras Encantadas

A Rota das Terras Encantadas é um trabalho que vem sendo desenvolvido juntamente com o Consórcio de Desenvolvimento intermunicipal dos Municípios do Alto do Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Atualmente a Rota encontra-se em ascensão, sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente, apresentando várias opções de turismo: turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico, através dos roteiros oferecidos pelas agências de viagens e turismo receptivo.

A parceria entre os municípios, e rotas regionais é fundamental para o fortalecimento do turismo a nível região, a troca de experiências e as ações conjuntas trazem maior resultados. A ação proporciona um roteiro integrando os pontos turísticos das duas regiões, afirma a turismóloga, Carolina Lopes, que atua no Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...