Notícias

10/03/2020 08:23


Cavalgada reuniu representantes de São Luiz Gonzaga e região em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), em torno de 40 cavaleiras de São Luiz Gonzaga e região participaram da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira. A atividade ocorreu no sábado (7), com o objetivo de mostrar a união das mulheres e também visitar pontos turísticos e históricos do município.  

A cavalgada partiu da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde a primeira-dama Maria Lurdes Brondani; a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings e a homenageada Jurema Martins (patroa do piquete Vaca-Chaça), recepcionaram as participantes. A comitiva também visitou a residência onde morou Jayme Caetano Braun; a Praça Cícero Cavalheiro; o Museu Arqueológico; o Instituto Histórico e Geográfico; a Praça da Matriz; a Igreja Matriz; o monumento em homenagem a Sepé Tiaraju (prefeitura); a Casa de Pedra; o Jornal A Notícia e o Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, encerrando a cavalgada.

No local, foram realizadas homenagens à Jurema Martins, a qual recebeu do prefeito Sidney Brondani e da primeira-dama Maria Lurdes Brondani um certificado pela participação na cavalgada e pelo apoio aos eventos culturais e tradicionalistas no município. “Foi uma excelente escolha ter a senhora Jurema Martins como a madrinha e homenageada da cavalgada. Ela é uma referência, comprometida com a valorização das mulheres e da cultura em nosso município”, afirmou o chefe do Executivo. Brondani também ressaltou o sucesso da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira e anunciou que a atividade irá integrar o calendário oficial de eventos do município.

A patroa do Piquete Vaca-Chaça, Jurema Martins, agradeceu as homenagens e a participação de todos na atividade. “Nunca imaginei ser convidada para ser madrinha de um evento como esse e estou cheia de alegria pela quantidade de mulheres que participaram. Mulheres que nunca haviam andado a cavalo ou que não montavam há anos se encheram de coragem para participar. Meu muito obrigada a todas! Também agradeço ao meu esposo e todos que colaboraram para que a cavalgada fosse promovida”.

Na ocasião, o músico Xiru Missioneiro anunciou que irá gravar uma música em homenagem a Cavalgada da Mulher Missioneira. Após as homenagens, foi servido um arroz carreteiro – prato típico do município – para os presentes na Praça do Pajador. A Secretaria de Turismo e Cultura também entregou mudas de flores a todas as cavaleiras.  

 

AGRADECIMENTOS

            A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a todas as cavaleiras de São Luiz Gonzaga, Itaqui, São Borja, Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro e Caibaté que participaram da 1ª Cavalgada da Mulher Missioneira. Agradecimentos as empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento: Supermercado Ponto Certo, Viveiro Coqueiros, Kipão Padaria e Coopatrigo.   

Agradecimentos também a todas as entidades tradicionalistas do município que apoiaram a atividade, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Cultura, aos cozinheiros do Piquete Pago Xucro e Piquete Querência do Bugio (que preparam o arroz carreteiro servido no sábado), ao fotógrafo Leandro Moreira, imprensa local e RBS TV. A secretária agradece o apoio de Irene Gomes (idealizadora da cavalgada) e da equipe da pasta.       

            Fotos da atividade estão disponíveis na página do Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...