Notícias

12/03/2020 15:34


Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/03/2020

Acentos – Um poeta escreveu: Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar. Às vezes, não acentuar parece mesmo a solução. Eu, por exemplo, prefiro a carne ao carnê. Assim como, obviamente, prefiro o coco ao cocô.

    No entanto, nem sempre a ausência do acento é favorável. Pense no cágado. E há outros casos, claro! Eu não me medico, eu vou ao médico. Quem baba não é a babá. Você precisa ir à secretaria para falar com a secretária.

    Será que a romã é de Roma? Seus pais vêm do mesmo país? A diferença na palavra é um acento; assento não tem acento. Assento é embaixo, acento é em cima. 

Embaixo é junto e em cima separado. Seria maio o mês mais apropriado para colocar um maiô? Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá? O que tem a pele do Pelé?

    O que há em comum entre o camelo e o camelô? O que será que a fábrica fabrica? E tudo que se musica vira música? Será melhor lidar com as adversidades da conjunção “mas” ou com as más pessoas? Será que tudo que eu valido se torna válido? E entre o amem e o amém, que tal os dois? Na sexta comprei uma cesta logo após a sesta.

    É a primeira vez que tu não o vês. Vão tachar de ladrão se taxar muito alto a taxa da tacha. Asso um cervo na panela de aço que será servido pelo servo. Vão cassar o direito de casar de dois pais no meu país.

    Por tanto nevoeiro, portanto, a cerração impediu a serração. Para começar o concerto tiveram que fazer um conserto. Ao empossar, permitiu-se à esposa empoçar o palanque de lágrimas. Uma mulher vivida é sempre mais vívida, profetiza a profetisa. Calça, você bota; bota, você calça. Oxítona é proparoxítona.

    Na dúvida, com um pouquinho de contexto, garanto que o público entenda aquilo que publico. E paro por aqui, pois esta lista já está longa. Realmente, português não é para amador!

Obs.: para quem entendeu tudo, parabéns! Seu português está afiado! (Autor desconhecido)  

Humanos híbridos? Neste ano ainda, pesquisadores buscam cultivar órgãos humanos em outros animais para transplante devem dar um passo importante. Cientistas japoneses estudam células-tronco o crescimento de células humanas dentro do embrião de ratos. Uma nova lei, aprovada no Japão, permite transplantar embriões para outros animais, algo até então proibido por motivos éticos. O grupo de Nakauchi também pretende fazer testes com porcos.
 
Revolução solar - Painéis solares tradicionais (cristal de silício) são rígidos, pesados e caros. Para 2021, uma nova tecnologia deve invadir o mercado da energia solar — as células de perovskita. Mais maleáveis, baratas e fáceis de produzir, os painéis desse mineral relativamente raro feito de óxido de cálcio e titânio prometem ser os mais eficientes. Por isso viraram os queridinhos da energia renovável.
 
Os medos dos cariocas – Diz que, conforme pesquisa estimulada, a porcentagem deu os seguintes resultados, quanto aos temores: Coronavírus 5%; Dengue 6%; Chicungunha 6%; e Linha Amarela 84%. Lembrando que nesta linha de transporte acontece alto índice de assaltos e crimes.
Filosofias – Seja o primeiro em:
  - Pedir desculpas, e serás valente;

     - Perdoar, e será forte;

    - Esquecer, e serás feliz!
Humor – Qual o animal que tem 3,14 olhos? O “Pi-olho”.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...