Notícias

16/03/2020 14:21


Governo Municipal Santo Ângelo, decide suspender eventos devido ao Coronavírus

     Reunião com órgãos de saúde, instituições e entidades debateu medidas de enfrentamento. Aulas da rede municipal serão paralisadas a partir desta quarta-feira

    O Governo Municipal liderou na manhã desta segunda-feira, 16, uma reunião para definir ações de enfrentamento ao Coronavírus. Estiveram presentes representantes de instituições, entidades, médicos infectologistas e pneumologistas.
    O prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, recepcionaram o deputado estadual Eduardo Loureiro; coordenador regional de Saúde, Iuri Zabolotski; promotor Paula Mohr; provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Almeida; vereador Pedro Waskiewicz, presidente da Câmara Municipal; entre outros.
    Várias sugestões de ações preventivas foram apresentadas. Os profissionais de saúde analisaram a situação atual e as consequências que podem ocorrer com a evolução da pandemia.
     EVENTOS SUSPENSOS
     O prefeito Jacques Barbosa afirmou que pela situação que está sendo enfrentada e atendendo a recomendações das autoridades de saúde, os eventos públicos em Santo Ângelo serão suspensos, incluindo o Carnaval de Rua marcado para o dia 28 deste mês.
    Jacques ainda comentou sobre a recomendação para que eventos sociais, como bailes de terceira idade e outras promoções desse tipo, também sejam suspensos. Um decreto detalhando as providências será publicado.
    Foram citados exemplos do Tribunal de Justiça, que cancelou as sessões de julgamento e audiências e da Câmara de Vereadores, que terá sessões sem público e suspendeu as sessões solenes que estavam marcadas, além de manter apenas expediente interno.
    MINISTÉRIO PÚBLICO
    A promotora Paula Mohr recomendou a suspensão de todos os eventos com aglomeração de pessoas e disse ainda que caso não forem suspensos, o MP deverá agir para que isso ocorra. E recomendou, ainda, que sejam feitas ações fiscalizadoras e de conscientização nos estabelecimentos comerciais.
HSA
    O médico Rafael Fontoura apresentou preocupação com a emergência do HSA, onde circula um grande número de pessoas de vários municípios. “Vale lembrar que na China, 43% das transmissões se deram no meio hospitalar”. Diante disso, foi agendada uma reunião para o período da tarde para definir ações para esse setor.
      AULAS
    Outro ponto de interrogação diz respeito às aulas. Algumas redes, como a Marista, já anunciaram o cancelamento. O diretor geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, afirmou que ainda existe dúvida quanto a isso e que uma definição deve ser tomada até esta terça-feira, 17.
     AULAS NA REDE ESTADUAL
    A coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza, afirma que a Secretaria Estadual está tratando da questão, mas existe uma propensão para que as aulas sejam suspensas.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...