Notícias

18/03/2020 14:05


MATO QUEIMADO DEFESA CIVIL VISITA O MUNICÍPIO QUE PREPARA O DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGENCIA

     Na segunda feira, 16 de Março, o Sargento Oliveira e o Tenente Correia visitaram o Município de Mato Queimado, a pedido da Defesa Civil Municipal para discutir o Decreto de Situação de Emergência face a estiagem que assola a região. Além da Defesa Civil, o Executivo, Legislativo, Técnicos, Emater e lideranças de Mato Queimado e Caibaté discutiram a situação, que ainda vem agravada com as medidas de enfrentamento ao Corona vírus. Amplamente analisado, os técnicos estão a campo realizando os levantamentos das percas e de que forma cada família está afetada pelo evento da estiagem, que mesmo que chova não recupera as percas a campo. Após os relatórios estarem conclusos, toda documentação será analisada pela Defesa Civil para após editar e publicar o Decreto de Emergência. Isso deverá acontecer até o início da próxima semana. A população pode auxiliar, informando o percentual de perca, principalmente com a produção de leite, pois milho e soja será pela média de perca calculada sobre a área estimada de plantio. Serão usados os relatórios do IBGE e dos técnicos para avaliar a situação e aproximar o percentual de perca. O Município está promovendo uma série de medidas relacionadas ao fato, entre elas:
- Suspensão do uso do Caminhão Pipa para transporte de chorume, sendo mantido exclusivamente com água e no sistema de plantão;
- Disponibilização de duas retro escavadeiras diariamente para limpeza de bebedouros e abertura de locais para acesso a água;
- Reativação de Poços Artesianos existentes e interligados a redes gerais;
- Orientação á população de use a agua de forma racional e somente para necessidades de consumo;
- Monitoramento dos níveis dos Poços Tubulares Profundos e ajustes das Bombas Submersas para captação de água;
- Revisão das redes de água do Município para identificar possíveis vazamentos e utilização da água;
- Encaminhamento de solicitação à Secretaria de Agricultura do estado para perfuração de novos poços.
     Estima-se, que até esta data, os prejuízos econômicos do Município ultrapassa o montante de quinze milhões de reais, correspondente a um ano de arrecadação liquida do Município. O Executivo Municipal e a Defesa Civil recomendam que a população faça também sua parte no controle do uso de água.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...