Notícias

24/03/2020 11:48


Economia: Tecnologia 3D, auxilia na produção de máscaras para profissionais da saúde

O pró-reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Marcos Scherer, salientou publicamente que a Universidade está ofertando sua estrutura local para auxiliar no combate ao Coronavírus (COVID-19).

Uma parceria entre Unijuí e Instituto Federal Farroupilha-IFFAR, com apoio da Agência de Desenvolvimento, está desenvolvendo projetos para encontrar soluções a algumas dificuldades do sistema público de saúde, utilizando os laboratórios de prototipagem além de  startups. Utilizando impressoras 3D que as duas instituições possuem a ideia inicial é produzir “Máscaras Face Shields” e distribuir para hospitais da região e unidades básicas de saúde. Scherer adianta que já foram feitos os protótipos e os testes já estão sendo feitos.

 “O trabalho acontece com uma empresa parceira e estão sendo feitos alguns ajustes. Mas já temos a certeza que isso pode ser produzido por nós, com o auxilio de três impressoras. Agora estamos alinhando fornecedores dos filamentos de PLA e folhas de acetato”, destacou.

Scherer salienta que a expectativa é produzir em torno de 200 máscaras até o final de semana e intensificar a produção nos próximos dias.

Mas os projetos vão além. Outra possibilidade está sendo estudada através da utilização de impressoras 3D para produzir um adaptador para respiradores. Isso possibilitará que cada equipamento possa atender mais de um paciente por vez. “O ministro da Saúde destacou esta possibilidade e iremos estudar isso, com intuito de viabilizar”, reiterou.

A Unijuí também ofereceu seus laboratórios de informática para que sejam usados como uma central de informações, além de colocar a disposição os profissionais do Programa de Residência em Saúde.

Via Jornal Noroeste

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...