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25/03/2020 23:11


Serviços bancários sofrem alterações durante período da quarentena

Os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

Novos horários

Com o objetivo de assegurar a prestação de um serviço essencial, preservando o compromisso do setor com a garantia de segurança no atendimento ao público, especialmente os segmentos mais vulneráveis da população, a FEBRABAN informa que seus bancos associados manterão as agências bancárias abertas em horários diferenciados, nos próximos dias.

Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências realizarão atendimento ao público pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do COVID-19, responsável pela atual pandemia.

Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas.

Os novos horários foram definidos dentro das orientações estabelecidas pelo Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas de forma pontual e por períodos limitados de tempo.

Algumas agências bancárias, informaram que estão operando com quadro de funcionários reduzido e, solicita a seus clientes que priorizem os canais digitais, e utilizem os estabelecimentos bancários somente em casos de extrema necessidade.

A rotina no atendimento também foi afetada com a alteração de horários, sendo agora, necessário o agendamento prévio para atendimento dentro das agências, limitado à um cliente para cada atendente.

Com a semana de pagamento de benefícios do INSS a tendência de aglomeração dentro das agências é maior, para isso, os bancos estão instruindo os beneficiários a utilizarem o próprio cartão do benefício para compras à vista, nos estabelecimentos comerciais, bem como, pagamento de contas, utilizando a modalidade débito do cartão. Ainda casos que realmente necessitem a utilização das salas de autoatendimento, é solicitado que o idoso que não saiba se auto atender, leve consigo alguma pessoa de confiança para que ajude nos caixas eletrônicos.

Cliente Sicredi usa o APP

Suspensão da Prova de vida

Visando evitar a entrada de pessoas do grupo de risco nas agências, o Instituto de Previdência Social suspendeu por 120 dias a obrigatoriedade da realização da prova de vida, documento assinado anualmente nas agências bancárias, onde se prova ao INSS que o beneficiário está desfrutando do benefício recebido.

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