Notícias

07/05/2020 08:08


Estudantes preparam-se para ENEM em projeto online gratuito da FASA

Atividades diversificadas, em salas de aula virtuais, podem ser acessadas através de inscrição no site da Faculdade 

Há mais de dois meses, a Faculdade Santo Ângelo (FASA) reúne dezenas de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em ambientes virtuais com atividades online e em tempo real. O objetivo: apoiar e aprofundar os estudos em preparação ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Intitulado “De Olho no Futuro”, o projeto tem grande adesão dos estudantes e é uma alternativa diferenciada para o período de quarentena.

Até hoje já foram realizadas 22 aulas, além de um “madrugadão”, Boteco da Sabedoria e Café Filosófico. As atividades já envolveram 12 professores, da FASA e convidados, todos mestres ou doutores.  A participação no De Olho no Futuro é gratuita e aberta a todos os interessados. Para tanto, basta acessar o site da FASA e inscrever-se, na página específica do projeto – sejafasa.com.br/deolhonofuturo. A partir disso, o estudante receberá mensagem em seu Whatsapp com orientações para as atividades, links para acessar as aulas (realizadas no Google Meet), avisos sobre os temas a serem abordados e também pode tirar dúvidas.

“Além de toda atenção ao nosso público interno, a nossa comunidade acadêmica, pensamos em como colaborar com a comunidade. A geração que logo mais entrará no mercado de trabalho tem toda nossa atenção. Então, lançamos um olhar para essa galera toda do Ensino Médio e resolvemos contribuir com os estudos deles, especialmente com foco no ENEM já que é uma forma de ampliar o acesso ao Ensino Superior para uma parcela significativa da população”, justifica o diretor-presidente da FASA, professor Rafael Rossetto, destacando que a participação no De Olho no Futuro tem sido muito diversificada, com estudantes de inúmeras cidades gaúchas, o que superou as expectativas da instituição. 

Jonatan Leonardo Rosa da Silva, de Maçambará, é um dos participantes. Aluno da Escola Estadual Técnica Encruzilhada, ele pretende cursar Agronomia e busca uma vaga através do ENEM. “O vice-diretor da minha escola informou a minha turma, achei interessante e comecei a acompanhar as lives. Me chamou atenção pelos assuntos que poderão cair na prova do ENEM e é bem fácil participar, só vejo a hora que vão mandar o link pra live e entro se não estiver ocupado”, comenta o estudante. 

Para a coordenadora pedagógica da escola de Jonatan, professora e psicóloga Lizandra Andrade Nascimento, a utilização dos meios digitais para ensino e aprendizagem é importante especialmente pelo fato de o cenário contemporâneo estar permeado pelas tecnologias. “Os meios digitais podem diversificar as formas de aprendizagem, dinamizando as possibilidades de pesquisa e de ampliação de conhecimentos. Desde que haja um planejamento coerente e um uso racional desses meios, os resultados podem ser benéficos, trazendo maior dinamismo e criatividade ao processo de ensinar e aprender, propiciando o acompanhamento as transformações características da contemporaneidade”.

No contexto de isolamento ou distanciamento social causado pela pandemia de Coronavírus, essa realidade tornou-se ainda mais evidente e a adaptação ao cenário emergencial, como ressalta o professor Maurício Bratz que leciona Português e Espanhol na rede estadual e municipal, no município de Porto Xavier. Ele incentivou os estudantes a aproveitarem a oportunidade da FASA e dezenas de alunos estão participando.

“É uma iniciativa inovadora que a FASA tem de fazer com que os alunos tenham contato com a faculdade e, ao mesmo tempo, aproveitem a plataforma disponibilizada para melhorar e aprofundar mais os estudos. Tudo teve que ser remodelado e ressignificado nesse momento de pandemia: o sentido da educação, do estudo, das famílias e tantas outras coisas que tiveram que ser repensadas. Acredito que o De Olho no Futuro colabora muito porque os estudantes têm que se adequar aos meios tecnológicos e estão tendo algo que muitas vezes pode ser o mesmo conteúdo mas de forma diferente, uma outra abordagem que é interessante para eles”, ressalta Bratz. 

As inscrições no De Olho no Futuro estão abertas de forma permanente, o que possibilita a estudantes que ainda não acessaram o projeto passem a participar. Nesta semana, haverá aulas de História, Biologia, Física e Redação. Para os próximos dias também está programada a Maratona do Futuro, com material das aulas, exercícios e conteúdos extra em uma abordagem gamer.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...