Notícias

09/05/2020 09:32


Cinco dicas de gastos que podem ser eliminados durante a crise

Cortar despesas com planejamento e assertividade nem sempre é uma tarefa fácil. O Sebrae preparou dicas práticas que podem ser aplicadas imediatamente

O isolamento social imposto pela crise do coronavírus fez com que muitas empresas sofressem uma perda expressiva do seu volume de vendas ou tivessem que fechar as portas provisoriamente, afetando diretamente o fluxo de caixa. Diante deste cenário, a principal preocupação dos donos de pequenos negócios é como manter a saúde da sua empresa. Cortar gastos com planejamento e efetividade nem sempre é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, o Sebrae elaborou cinco dicas práticas, criadas por analistas e consultores especializados em finanças e negócios. Confira:

1- Dívidas

É hora de renegociar todos os pagamentos da empresa. Caso tenha alguma conta pendente, este é o momento oportuno para entrar em contato com os credores e verificar as novas condições de pagamento. O Governo Federal tomou algumas medidas para ajudar empresários durante a pandemia. Algumas delas foram a prorrogação do pagamento de dívidas e a ampliação do acesso ao crédito do BNDES. Além disso, instituições bancárias aumentaram por mais 60 dias o prazo do pagamento de dívidas e empréstimos para micro e pequenas empresas. Isso significa que você tem um tempo maior para organizar as suas despesas.

2 – Produtos

Reavalie seu estoque, analise o que tem vendido mais e o que tem saído menos. Com isso, irá entender o que deve ser mantido e quais podem não ser renovados, pois não estão gerando receita. Mantenha o que realmente faz uma diferença positiva no seu caixa. Vale lembrar que um estoque variado funciona apenas quando o consumidor tem um poder maior de compra ou quando está mais disposto a conhecer novos produtos, o que não acontece durante uma crise. 

3 - Redes sociais

Estar no ambiente online é o novo normal, porém veja se as publicações impulsionadas estão dando o retorno esperado. Se o valor gasto com anúncios em redes sociais não está prosperando, corte esse gasto. Invista em outras estratégias gratuitas como publicações diárias, relacionamento direto com cliente com respostas personalizadas e otimização dos posts com palavras mais buscadas no Google. Lembre-se que é o momento de trabalhar com qualidade, e não com quantidade.

4 - Bancos diversos

Você tem apenas um CNPJ e várias contas bancárias? É necessário avaliar se vale, afinal todo banco cobra taxas, e na maioria das vezes elas são despesas que podem ser facilmente cortadas. A sugestão é ter relacionamento com apenas um ou dois bancos, já que isso facilita acompanhar todas as taxas e tarifas cobradas e até mesmo evitar gastos. Os bancos digitais apresentam vantagens nesse sentido. Além de taxas reduzidas ou nulas, são seguros e oferecem atendimentos em diferentes canais. 

5- Investimentos

Você tem algum tipo de investimento? É bom reduzir os aportes e pensar em criar uma reserva de emergência. Não é o caso de deixar de lado as suas aplicações, mas sim de poder contar com uma liquidez maior para quando precisar cobrir alguma emergência.

Mais informações

Assessoria de Imprensa Sebrae RS

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...