Notícias

28/05/2020 17:25


Mel Cristalizado é Puro?

Muitas pessoas tem uma crença de que quando o mel cristaliza, ou no dito popular “açucara” que é uma forma muito errada de se falar, que o mel não é puro. Assim essa crença vem por se parecer ou assemelhar com cristais de açúcar.

Como se formam esses cristais no mel a glicose e a frutose compõem 80% do mel, os outros 20% ficam com a água e os sais minerais.

A cristalização do mel é um processo natural que ocorre graças à separação da glicose e da frutose.

A glicose possui uma tendência relativamente normal à cristalização, e o tempo em que ocorre essa cristalização dependerá se o mel possui mais ou menos glicose. Temperaturas próximas a 14 graus também aceleram esse processo.

Mel cristalizado, inclusive, é atestado de pureza. Portanto, se você guarda o seu mel na geladeira – o que não é indicado -, a tendência de ele cristalizar é bem grande, bem como essa tendência aumenta à medida que o friozinho vai chegando. Numa média, temperaturas abaixo de 20ºC vão acelerar o processo de cristalização.

E agora você pode pensar que, apesar de não ter guardado na geladeira e estar um calor de rachar, o seu mel cristalizou. Então, te falamos que outros fatores também influenciam, como o tipo da flor, o pólen e o seu néctar. E esses fatores não dependem de você, não é mesmo?

Pode ocorrer também de você querer fazer um teste e, mesmo tendo certeza de que um mel é puro, o submeteu a baixas temperaturas e ele não cristalizou. Nesse caso, fique atento porque alguns processos, que ocorrem a nível industrial, como a pasteurização e homogeneização, reduzem bastante a qualidade do mel, impedindo, portanto, que eles cristalizem. É o caso de alguns méis que são vendidos em supermercados e que costumam ter o seu preço bem reduzido.

Como reverter o processo de cristalização e transformar um mel cristalizado em mel líquido?

Agora que você já sabe que o mel puro cristaliza, aqui está a melhor maneira de reverter o processo: em Banho Maria.

Isso mesmo, nada de esquentar no micro-ondas. Apesar de mais rápido e prático, quando você esquenta seu mel no micro-ondas, a temperatura certamente ultrapassa de 40ºC, o que faz com que o mel perca as suas enzimas e vitaminas, perdendo completamente suas propriedades medicinais. E temos certeza de que não é essa a sua intenção.

Portanto, aqueça o mel, dentro da embalagem mesmo, na água a uma temperatura que não ultrapasse 40ºC, por cerca de 20 minutos.

Deixar o mel exposto ao sol é também uma alternativa viável e que não tira as propriedades dele, porém é bem mais demorada.

Caso queira adquir mel puro acesse aqui: www.sabordasmissoes.com.br

Apoio: Mel Sabor das Missões

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...