Notícias

18/06/2020 08:00


Você sabe como é feito o mel pela abelha?

Essa é uma das perguntas mais interessantes que existe na natureza para ser desvendada, e há muitos mitos entorno dessa transformação do néctar em mel. Tudo começa com as abelhas operárias que coletam o néctar nas flores das plantas melíferas. Ao coletar o néctar também fazem a polinização das flores, o que além de permitir a reprodução das plantas, também resulta na produção de frutos com melhor qualidade e maior número de sementes. Esse néctar é guardado em uma bolsa no corpo da abelha, que então na volta para a colmeia e já durante o transporte, começa a ser transformado em mel. Quando as operárias chegam à colmeia, o néctar trazido na bolsa de mel é passado para as abelhas mais jovens, que irão processá-lo por cerca de meia hora. Durante esse processo, as enzimas irão quebrar os açúcares complexos do néctar e transformá-los em açúcares mais simples, de modo que fica mais fácil de ser digerível para as abelhas. As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. Essa transformação química e física do néctar pelas enzimas é onde se forma o mel.

A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar.  Ali o mel permanece para ser desidratado, o que acontece pelo agitamento das asas para secar a água no processo de evaporação, presente em grande quantidade no néctar, e depositado junto aos alvéolos do favo. As abelhas desidratam o mel para retirar o excesso de água, matando outros micro organismos. Uma vez que sua consistência esteja boa o suficiente, as abelhas selam o favo de mel com um tampão de cera.

E assim, o mel se torna um alimento com pouca água, o que ajuda na sua conservação, que é a principal fonte de energia das abelhas. Então o mito de que o mel é a saliva ou vômito das abelhas está longe de ser uma verdade, já que as abelhas tem um tipo de bolsa especifica para o transporte do néctar.

Apoio Mel Sabor das Missões

Siganos no facebook: https://www.facebook.com/melsabordasmissoes/

Site: http://www.sabordasmissoes.com.br/

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...