Notícias

15/08/2020 09:37


Otávio Reichert - INTEGRANDO 15/08/2020

     Declarações e suposições - “Não fabricamos o vírus”, disse embaixador chinês Yang Wanming. O diplomata rebate as acusações insinuando que "forças políticas"; americanas estão criando mentiras. Disse ainda que o objetivo do governo de Pequim é aprofundar as relações comerciais com o Brasil. Residindo em Brasília, o embaixador Yang acabou ficando conhecido pela reação a manifestações contra seu país por parte de políticos e integrantes do governo Bolsonaro.
   Com pequenas alterações, o texto acima está na Revista Veja deste final de semana. Estamos cientes que milhões de pessoas acusam os chineses como culpados pelo Coronavírus, criticando que a alimentação exótica possa ter contribuído, sobre as aglomerações e problemas sanitários nas feiras chinesas, etc.
   Tergiversando o assunto, muitos agricultores e comerciantes estavam temerosos de que a China deixaria de comprar a soja brasileira. Ao invés disso, aumentaram as compras e o dólar ajudou a valorizar os grãos, em especial as oleaginosas, que da média do R$ 80,00 foi para 115,00, portanto mais de 40% de aumento em quatro meses.
   Sobre a culpabilidade dos chineses, seja verdadeiro ou não, há os que querem acusá-los também pela praga das nuvens de gafanhotos disseminadas mundo afora, algumas sobrevoando as plagas da Argentina e sujeitas a adentrar os pagos gaúchos. Lembre-se que os gafanhotos se alimentam de qualquer material vegetal e podem comer, em média, entre 30% a 70% de seu peso, e há casos de até 100% do seu peso por dia, portanto devastadores.
   Retornando às declarações, disse Yang: “A China está na vanguarda mundial das pesquisas de um imunizante contra a Covid-19 e tem várias vacinas na fase final de teste. Nós é que temos de nos preocupar com espionagem”.
   Com pouca credibilidade, a grande maioria dos brasileiros se negará a receber a vacina de origem chinesa. Já cogitaram, inclusive, de que eles adquiriram vacinas de origem francesa e querem vender a deles... Vai saber!
   Humor: Criado por este colunista – Ao soltar um pum, no banheiro como convém, fiquei feliz mesmo sentindo que estava fedido. Antes que me chamem de louco, justifico: estava com o olfato em dia, portanto sem Covid. Ala pucha!

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...