Notícias

25/08/2020 08:34


Sebrae RS: 87 por cento das pequenas empresas gaúchas estão funcionando

Levantamento revela também que o faturamento já mostra reação positiva para 12% das empresas pesquisadas

A mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, desenvolvida pelo Sebrae RS entre os dias 03 e 16 de agosto, mostra o início da retomada econômica para boa parte das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O levantamento revela que 87% das empresas pesquisadas estão funcionando e apenas 13% estão sem a possibilidade de abrir por conta, principalmente, da natureza da atividade ser presencial e pelos decretos municipais. 
 
“Os números positivos destacados nesta edição da pesquisa nos animam e mostram que, aos poucos, a economia vem retomando seu ritmo”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. A remodelagem de negócio já é uma realidade para 16% das empresas, o que também ajuda nesse processo de retomada. “A economia é um organismo vivo e a pandemia exigiu dos empreendedores criatividade e ousadia para mudar e/ou remodelar seus negócios. Por isso, temos atuado de forma muito próxima, contribuindo nesse processo de adequação e ajustes tão necessários neste momento ainda instável”, acrescenta Godoy. 
 
O faturamento das empresas também começa a dar sinais de reação positiva. Para 12% delas aumentou (em julho apenas 8% sinalizavam aumento); em 26% se manteve inalterado; e 62% ainda sentem a redução no faturamento, ante os 76% da pesquisa anterior. O resultado pode ser atribuído à flexibilização das medidas restritivas, que possibilitaram a volta da operação de um maior número de atividades.
 
O estudo mostra ainda que  a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (59%) com redução de seis pontos percentuais em relação ao mês de julho, entretanto outros temas seguem como importantes na retomada  das atividades, entre eles: análise sobre tendências e perspectivas do mercado (26%), alternativas para diversificar produtos e serviços (24%), consultoria para gestão financeira (18%) e análise sobre o comportamento do consumidor (17%).
 
Dos entrevistados, 48% buscaram crédito desde o início da crise e destes 50% não conseguiram o recurso. As restrições cadastrais das empresas e/ou dos sócios e a falta de garantias ou avalistas foram os principais entraves para a não obtenção do recurso. O levantamento ouviu 522 empreendedores. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4%.

Pronampe

O alento aos empreendedores que precisam de recursos surge com as medidas, especialmente do governo federal, que facilitam o acesso ao crédito para os pequenos negócios. Entre estas ações está o lançamento da segunda fase do PRONAMPE, com a liberação de R$12 bilhões adicionais para as micro e pequenas empresas a partir de portaria do Ministério da Economia, que prorrogou até novembro o prazo para que as instituições financeiras formalizem operações de crédito por meio deste Programa. Através do Fundo Garantidor de Operações (FGO), o governo dá garantia aos agentes financeiros, em nome dos pequenos negócios, para obterem crédito com as instituições financeiras credenciadas.

Confira mais dados da pesquisa realizada pelo Sebrae RS:

Formato a empresa está funcionando
38% com estrutura adaptada
35% sem alteração no formato
18% com ferramentas digitais
9% Delivery e take away

 

Motivo de não estar funcionando

35% Funciona somente presencial

22% Decreto governamental/bandeira vermelha

16% Remodelando o negócio

7% Decidiu fechar a empresa definitivamente

Faturamento nos últimos 30 dias

62% diminuiu

26% manteve

12% aumentou

Empresas que procuraram financiamento

39% Junho

42% julho

48% agosto
 

Principais necessidades

59% Capital de giro

26% Análise sobre tendências e perspectivas do mercado

24% Alternativas para diversificar produtos e serviços

18% Consultoria para gestão financeira

16% Orientações sobre finanças

17% Análise do comportamento do consumidor

Mais informações

Assessoria de Imprensa Sebrae RS – 51. 3216.5182 / 5301

Renata Cerini - renatac@sebraers.com.br

Ivana Gehlen - ivanag@sebraers.com.br

 

Moglia Comunicação Empresarial

Assessoria de Imprensa Sebrae RS

Contatos: Luciana Moglia - lumoglia@moglia.com.br - (51)9.9860.4403

                Jerônimo Silvello - jeronimo@moglia.com.br - (51)9.9310.0616

              Juan Link - juanlink.moglia@gmail.com

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...