Notícias

30/08/2020 00:33


Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/08/2020

Quais foram as tuas restrições? Que a pandemia do Covid-19 atingiu praticamente a todos, mundo afora, não é novidade. Como ela atingiu você em particular, no seu trabalho e dentro do lar?

    Iniciemos pelos jovens, que tiveram as aulas canceladas, foram proibidas as atividades coletivas e festas, finalizado com o "Fique em casa".

    Os adultos foram os mais atingidos. Além das citações acima, os pais precisaram se reorganizar sem as aulas escolares, tanto deles quanto dos filhos. Alterações no trabalho, dos que não perderam o emprego, reorganizar sua agenda para evitar contatos com os avós, tanto para lhes dar atenção quanto para prevenir a contaminação. Assim como aos demais, criar novos hábitos, da máscara, álcool gel, etc. Aos adultos coube parcela maior de responsabilidades e iniciativas, de cumprir pagamentos e compromissos. Aqueles com cargos de chefia precisaram demitir funcionários, cortar despesas na carne, englobando a grandes demandas. Diga-se que alguns setores aumentaram seus lucros com a pandemia, a citar o setor de construção, que só foi ameaçado quando chegaram a proibir o trabalho dos pedreiros e carpinteiros, em seguida normalizado.

    Quanto menos jovens menos flexíveis nos tornamos. A pandemia, vindo de supetão, embora prognosticada meses antes fez grande reviravolta na vida dos idosos. Quem antes fugia das vacinas fez plantão para receber a dose de H1N1, muitos pensando que ser anti Covid. Muitos foram privados de visitar ou cuidar dos netos, outros sofreram demais pelo estresse, pois que a taxa de mortalidade sobrecai aos idosos em especial.

    Os primeiros contaminados com o Covid, e seus familiares, foram os mais atingidos. Muitos foram a óbito porque a medicina pouco sabia sobre o tratamento mais eficaz, e ainda não sabe. As incertezas causaram infartos, que ao diagnóstico de "Suspeito Covid" foram isolados enquanto vivos, e aos óbitos foram enterrados sem despedidas. Destes, em torno de 90% dos testes deram Negativo ou Não Detectados, aumentando a revolta dos familiares privados de se despedir dos entes queridos.

    Idades à parte, sofremos grandes alterações. Quem da área da saúde, conforme juramento proferido deve lutar pela vida, mesmo expondo a sua. Quem dos transportes sofreu bloqueios, alguns ainda limitados. Podemos afirmar que o homem do campo sofreu menos revezes, sempre voltados aos cuidados das lavouras e animais, e neste caso nalguns setores faltaram insumos como a ração.

    Sobre nossos hábitos corporais, dito por cabeleireiros, não poucos os procuraram para corrigir cortes caseiros mal sucedidos. Finalizo com a palavra “economizar”, que ganhou expressão maior em muitas vidas.

 

Humor negro: Deste colunista.

São Pedro perguntou: - Do que você morreu?

- Suspeito Covid, e fui colocado neste saco fechado...

- Você era brasileiro? Isso é muito estranho, pois alguns mesmo com duas condenações estão livres, e você, somente suspeito, foi condenado. Muito estranho!

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...