Notícias

08/10/2020 08:30


Otávio Reichert - INTEGRANDO 08/10/2020

    Exército X Incêndios – Dias atrás li algumas críticas acusando as Forças Armadas por serem omissas aos incêndios. A resposta simples seria: é missão dos bombeiros cuidar dos incêndios.
    Antes auxiliando mais timidamente, saibam que o Exército também atuará no combate aos fogos ambientais, também visando coibir os incêndios de origem criminosa através das forças conjuntas. Vários efetivos militares estão sendo preparados para esta árdua tarefa, muitos deles em terrenos inóspitos.
   Dentre os quartéis, está o de Porto Murtinho - MS, que em agosto receberam instruções dos militares do 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar daquela cidade. As instruções ao “Soldado Brigadista” têm a finalidade de proporcionar conhecimentos necessários à formação e combate a incêndios em ambiente pantaneiro. 
   Já no mês de setembro, em Rondonópolis – MT, o 18º GAC atuou em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar no combate aos focos de incêndio no Cerrado mato-grossense.
   Em Corumbá – MS, O Ministério da Defesa (MD) atendeu à solicitação recebida do Governador de Mato Grosso do Sul, que decretou estado de emergência no combate ao incêndio no Pantanal. Esta operação contou com o apoio das três forças brasileiras: Exército, Marinha e Força Aérea, que apoiados pelo Corpo de Bombeiros local, Polícia Militar Ambiental e do Ibama/Prevfogo. O uso de aeronaves também facilitou o transporte de pessoal, reconhecimento e levantamento dos pontos de incêndio no Pantanal.
   Somente no primeiro semestre as queimadas já consumiram cerca de 780 mil hectares na região do Pantanal. No mês de julho mais de 180 mil hectares foram devastados pelo fogo, o que mantém o município de Corumbá na liderança dos focos de calor naquele estado.
    Salvamento – Milhares de animais morrem em decorrência das queimadas, embora várias entidades trabalhem em prol da vida animal. Também as pessoas correm riscos maiores por intoxicações ou mesmo como o resgate realizado para um homem de 54 anos que foi picado de véspera por uma cobra jararaca.
   Censo Demográfico - Previsto para este ano, foi postergado para 2021. Porém o IBGE realizará, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), nos dias 07 e 08 de outubro próximos o seminário “Censo 2021” – O que o seu município precisa muito saber”.
   Acampamento da Poesia - Nos próximos dias deverá ser definida a data sobre o 19º Acampamento da Poesia, que neste terá como tema “Batalhas”. Previsto para acontecer no Parque das Fontes de Entre-Ijuís, anteriormente entre 9 e 11 de outubro, possivelmente será adiado para a lua cheia de novembro.
  
Humor: Um advogado e um engenheiro puxaram prosa ao se encontrarem durante a pescaria.
- Minha casa foi destruída num incêndio, mas o seguro pagou tudo.
E o engenheiro: - Que coincidência! A minha casa também foi destruída, mas foi num terremoto. O seguro também pagou tudo…
E o advogado, intrigado: - Como fazes para provocar um terremoto?

https://www.eb.mil.br/image/journal/article?img_id=12008355&t=1597772203108.jpg

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...