Notícias

11/11/2020 17:15


FASA participa do HackLab FNESP

Na última semana de outubro, aconteceu mais uma edição do FNESP, o maior Fórum de Educação Superior da América Latina. No evento ocorreu também o HackLab, uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior. 

A acadêmica do curso de Engenharia Civil da FASA, Carolina Bruski Gonçalves, foi selecionada para participar do evento. Para a aluna, a participação no HackLab foi muito especial, pois foram três dias intensos com palestras e workshops. “Sem dúvidas foi uma oportunidade muito especial de aprender sobre empreendedorismo com mentores qualificados, além da fantástica troca de conhecimentos com pessoas de todo o país e network”, destacou.

De acordo com a professora Ana Paula Pause, que também esteve presente no evento, “participar do 22º FNESP foi uma oportunidade de compartilhamento de informações através de experiências com professores de diversas Instituições de vários países. Mesmo de forma remota, a plataforma nos trouxe uma realidade presencial, de refletir sobre o atual momento das instituições de ensino”.

A participação de uma aluna da FASA nesse seleto grupo de jovens acadêmicos reforça ainda mais o compromisso da Faculdade com a inovação, com o empreendedorismo e com a cultura maker. São jovens com um olhar inovador, criativo e disruptivo, tudo isso fomentado pelo espaço acadêmico, objetivando o desenvolvimento integral dos alunos.

“Diante dessa nova realidade, podemos observar que as inovações geradas através da tecnologia permanecerão após o retorno do ensino presencial. Estamos preocupados com a realização pessoal e profissional dos alunos que estamos formando e, com a participação neste evento, fortalecemos ainda mais os conceitos e compromisso com os nossos alunos,” acrescentou a professora Ana Paula.

ENTENDENDO O HACKLAB E A CULTURA MAKER

Hacklabs são espaços físicos em formato de laboratório comunitário visando à solução de problemas, em grupo. Hacklabs são chamados também de makerspaces (espaços maker) e hackerspaces (espaços hacker). Eles seguem uma tendência contemporânea chamada cultura maker que trabalha na intersecção da cultura DIY (do inglês, faça você mesmo) e da cultura hacker. A cultura hacker tem como princípios o compartilhamento, a abertura, a descentralização, o livre acesso à tecnologia e à melhoria do mundo.

EM DESTAQUE

Churrascaria do Chico

Fazendo vontades com sabor, qualidade e economia.

Saiba mais

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...