Notícias

12/11/2020 15:49


Intervalo Colaborativo da FASA tem como tema "O uso do cinema como ferramenta educativa nos Anos Iniciais”

Com o objetivo de demonstrar aos alunos a utilidade do cinema como ferramenta educativa, foi realizado o Intervalo Colaborativo do curso de Pedagogia da FASA. A atividade integra a disciplina de Fundamentos da Educação Infantil e contou com a presença da professora Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, que em sua tese de Doutorado já havia realizado pesquisa referente ao tema.

    Na oportunidade, a professora mencionou que o cinema, enquanto instrumento de aprendizagem, pode despertar o interesse dos estudantes com diversas possibilidades de mediação e motivação, assim como se constituir um recurso popular e acessível, com linguagens muitas vezes de fácil compreensão.

A professora Eliane citou ainda algumas funções adicionais da utilização de filmes e vídeos em sala de aula, como a sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino, documentação, intervenção, avaliação, integração e suporte de outras mídias, permitindo assim ao ser humano produzir e consumir uma variedade de imagens que servem tanto para entretenimento passivo quanto para difusão de ideias, emoções e expressões mais elaboradas.

Para a acadêmica de Pedagogia, Juliana Politowski, “o intervalo colaborativo nos proporcionou um novo olhar a esta ferramenta educativa, que permite ao docente trabalhar vários conteúdos por meio dos filmes, como o exemplo que foi citado do filme "Bambi" que permite desenvolver estudos em sala de aula sobre a amizade, os valores, a conservação das espécies, o meio ambiente. Assim, esta atividade mostrou o quanto é essencial ao professor inovar, sendo muito importante utilizar as ferramentas tecnológicas na educação sempre com um propósito a ser alcançado pela turma”.

Já para a aluna Juliana da Rosa, “a temática abordada pela professora Eliane trouxe uma nova perspectiva de como podemos resgatar os valores com as crianças e despertar a criticidade usando uma abordagem de fácil entendimento”.

A proposta do intervalo colaborativo vai muito além da sala de aula, pois auxilia na construção do aprendizado e na discussão de muitas questões que em aula não é possível trabalhar de forma efetiva. “A proposta dos filmes comerciais trazidos pela professora Dra Eliane Gonçalves dos Santos possibilitou que os alunos pudessem lançar olhares mais atentos e investigativos sobre o uso dos filmes como ferramentas didáticas para o ensino”, explicou a professora Karine Rudek, organizadora do Intervalo Colaborativo.

A professora Ana Paula de Oliveira Pause, coordenadora do curso de Pedagogia da FASA, acrescentou ainda que “a atividade proporcionou aos acadêmicos e demais participantes conhecer e se permitir a trabalhar com a ferramenta, não só para a educação infantil, mas para diversos públicos, uma vez que o cinema compreende temas gerais do conhecimento científico ao cotidiano, envolvendo mecanismos com outras linguagens e dialogando com várias expressões artísticas, pois o espaço pedagógico está além da sala de aula, mas em todos os locais que temos contato”. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...