Notícias

17/11/2020 14:09


ONU seleciona FASA em Programa Mundial de Impacto Acadêmico

A Faculdade Santo Ângelo (FASA) é a 31ª Instituição Brasileira a ser aceita pela ONU na UNAI (United Nations Academic Impact), um programa de Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas, sediada em Nova York, nos Estados Unidos da América. A confirmação do aceite ocorreu no dia 24 de maio de 2019.

Capitanear ações que promovam impacto acadêmico e contribuam com a construção de um mundo menos desigual por meio da Educação são alguns dos compromissos que levaram a FASA a ser selecionada no programa mundial que reúne menos de 1.400 Instituições de Ensino Superior (IES) em todo mundo. Ao ser aceita no programa da ONU, a Faculdade passa a contribuir oficialmente com a rede de instituições que trabalham com prioridades globais como a paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

A FASA tornar-se uma instituição membro da UNAI é o reconhecimento pelos projetos pensados para formar profissionais realmente preparados para os desafios do mercado de trabalho na contemporaneidade, atentos para um desenvolvimento mais horizontal, reduzindo desigualdades, ressalta o diretor-presidente da IES, professor Me. Rafael Rossetto. "Nossa instituição fazer parte de um seleto grupo como esse, uma das poucas gaúchas aceitas, apenas a 31ª brasileira, é um reconhecimento a nível mundial de nossos esforços e reitera a importância dos projetos que estamos implantando desde o começo aqui na FASA. Esta é uma grande notícia não só para a nossa comunidade acadêmica, mas para toda a região, para todo Estado".

As ações desenvolvidas pelas instituições membro são acompanhadas pela ONU. "O trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que enfrentamos", revela um comunicado no site da organização.

POR QUE A FASA?

Alguns diferenciais da FASA foram determinantes na seleção. "A bolsa de 50% para todos em uma faculdade com aulas 100% presenciais é um diferencial, pois estamos oportunizando a mais pessoas o acesso ao ensino superior. Contribuir com um cenário que dê condições para isso é justamente um dos objetivos da UNAI. Em relação a sustentabilidade, temos o objetivo de tornar a Faculdade uma instituição sustentável, que não agrida o meio-ambiente, que tenha autonomia energética, e estamos caminhando neste sentido", revela Rossetto.

A Pedagogia da Alternância, que é adotada pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, é outra iniciativa da FASA levada em consideração pela ONU na seleção. Como explica o diretor-presidente, os estudantes dos dois cursos na Alternância conseguem conciliar o estudo e o trabalho no campo, reduzindo o êxodo rural e colaborando para a sucessão familiar. "Estudam na Faculdade por uma semana nos três turnos e, nas próximas três semanas, desenvolvem suas atividades na propriedade rural, estágio ou trabalho, aproximando teoria e prática, sendo desde já agentes transformadores em suas realidades. Isso é inovação, é ensino de qualidade, é formar profissionais diferenciados", acrescenta.

   Com o aceite, a FASA passa a propor uma ação anual vinculada a um dos 10 princípios da UNAI, que são:

1. Erradicação da Pobreza: o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;

2. Construção de Capacidades: o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;

3. Educação para todas e todos: o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia;

4. Cidadania Global: o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;

5. Acesso à Educação Superior: o compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;

6. Direitos Humanos: o compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;

7. Diálogo Intercultural: o compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.

8. Paz e Resolução de Conflitos: o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;

9. Sustentabilidade: o compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;

10. A Carta das Nações Unidas: o compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...