Notícias

24/11/2020 10:35


Diocese realiza e celebra a 87ª Romaria ao Santuário de Caaró

Uma romaria totalmente diferente das outras 86 que a antecederam. Um santuário ecológico, em um dia festivo, no qual podiam ser escutados não as vozes e cantos dos romeiros, mas sim o cantar dos pássaros e o assovio do vento. Assim foi a 87ª Romaria ao Santuário dos Mártires do Caaró, neste domingo, 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, cujo tema foi "Santos Mártires proteção dos povos indígenas" e o lema "Santos Mártires sede nossa esperança".

A pandemia exigiu rígidas medidas de proteção. Poucos padres e fiéis participaram da celebração. Porém, a fé do povo não diminuiu por isso. Buscando viabilizar a participação dos fiéis desde suas casas, a Pascom da Diocese organizou a transmissão de toda a programação através da fanpage no facebook. Também as rádios Navegantes, Ativa, Caibaté e São Luiz estiveram fazendo a cobertura da Romaria.

Conforme a programação da Romaria, foi realizada a tradicional Via Sacra, preparada e coordenada pela Forania de São Luiz Gonzaga, iniciando na fonte d´água em direção ao Santuário. Às 09h30min, teve início a Santa Missa no altar, junto ao bosque do Santuário. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por alguns padres que se fizeram presentes representando o clero da diocese e as comunidades. Mais de 1000 pessoas acompanharam a Missa ao vivo pelo facebook. Em sua homilia, Dom Liro lembrou o legado deixado pelos Santos Mártires, o espírito de serviço em favor do próximo que os conduziu ao martírio. Somos chamados a nos deixarmos interpelar por este mesmo espírito, nos fazendo próximos daqueles que sofrem. Na sequência, preparada pela Paróquia São Roque Gonzales, aconteceu a bênção da saúde com aspersão dos presentes.

Nos três dias que antecederam à Romaria, 19, 20 e 21 de novembro, às 15h, foi celebrado um Tríduo preparatório na Igreja do Santuário. No primeiro dia, a Paróquia São Paulo Apóstolo, de São Paulo das Missões, representando a Forania de Cerro Largo, organizou e conduziu a celebração. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ramão Hilghert, tendo como tema "Os Mártires e seu projeto de vida junto ao povo indígena".

Com o tema "O testemunho dos Mártires diante da força opressora e destruidora dos colonizadores", o segundo dia do tríduo em preparação à Romaria, dia da Consciência Negra, foi presidido pelo Pe. Nelson Loro e concelebrado pelo Pe. Danilo Hertz. A celebração foi preparada e animada pela Paróquia Santa Lúcia, de Caibaté e Mato Queimado, representando a Forania de São Luiz Gonzaga. Já o terceiro dia do Tríduo, 21 de novembro, dia em que a Igreja celebra a Apresentação de Nossa Senhora, foi presidido pelo Pe. Marcos Bialozor. Com o tema "Igreja em Saída: os Mártires no contexto das pandemias de hoje", a celebração foi preparada e animada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Giruá, representando a Forania de Santo Ângelo. À noite foi celebrada uma Vigília em frente à Igreja do Santuário, com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
Fonte Diocese de Santo Ângelo

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...