Notícias

28/04/2021 15:33


Culinária Francesa e Práticas Gastronômicas são destaques na FASA

Após ocorrerem algumas aulas teóricas sobre temas importantes na vida profissional de um cozinheiro, o curso de Gastronomia da FASA iniciou suas aulas práticas remotamente no dia 12/04. Nesse dia e no dia 19/01, foram desenvolvidos e produzidos preparos que são considerados a base da culinária francesa. Os alunos aprenderam a realizar os cortes de legumes e seus métodos de cocção. Produziram os fundos claro e escuro e puderam comprovar a diferença que esses preparos trazem as receitas, agregando muito sabor. Além de conhecer os aromatizadores e embelezadores e sua aplicação. Sendo assim, iniciaram seu desbravamento no mundo da gastronomia com a produção de sopas claras e espessas.

E, para quem acha que as aulas práticas de gastronomia é " sopa com mel" ou "mamão com açúcar", fique sabendo que " rapadura é doce, mas não é mole". Com a pandemia, o curso teve que se adaptar a essa nova realidade, pois não adianta "chorar as pitangas". A FASA, ao invés de deixar o curso em "banho-maria", decidiu " descascar esse abacaxi”, e iniciou as aulas práticas fazendo com que os alunos "não só "comessem com os olhos," mas também colocassem a "mão na massa".

Cada aluno, na cozinha de suas casas, se reinventou, se adaptou e o saco de farinha virou tripé, churrasqueira virou fogão e a logística da casa mudou nas noites de segunda-feira. Sorte da família, que mais do que "comer com os olhos" pode estar perto e degustar os primeiros preparos de uma caminhada que será de dedicação, estudo e muitas degustações.

A FASA se adequando e inovando para realizar os sonhos dos alunos. Como diz o nosso diretor Rafael Rossetto, "sonhos dão trabalho" e "não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos" então, "mão na massa". Ao término do curso vocês serão nosso "arroz de festa" e terão a "faca e o queijo na mão" para seguirem como cozinheiros profissionais, diferenciados no mercado de trabalho e poderão ver que todo esforço em meio à pandemia, terá valido muito a pena! 

Material produzido por Flávia Pedron: Gastrônoma, Turismóloga, Mestre em Turismo Rural e Professora do curso de Gastronomia da FASA.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...