Notícias

17/01/2022 10:43


Santa Clara do Sul vai inaugurar roteiro turístico durante a programação de 30 anos do município

O roteiro inclui a visitação a 12 empreendimentos locais, começando pela visitação ao pórtico de entrada da cidade, um delicioso café colonial na Casa Thomas, muito aprendizado sobre o manejo e produção de flores na estufa Flora Figueiras, uso consciente e sustentável das nossas roupas na Casa Paty’s ou apreciar uma cerveja bem gelada no Biergarten Pub, e a visitação da Igreja da Matriz. Tudo isso no período da manhã. 

Reconhecida como a Cidade das Flores e da Agroecologia, Santa Clara do Sul trabalha para também se tornar referência na área do turismo. E uma das ações é a criação do primeiro roteiro turístico, que fará parte de um projeto maior composto por circuitos de caminhadas, trilhas, cicloturismo e demais rotas voltadas ao turismo religioso, cultural, gastronômico, esportivo e de ecoturismo, intitulado “Caminhos de Santa Clara”.
Denominado de “Aromas e Sabores na Cidade das Flores”, o roteiro teve o último teste antes da inauguração nesse domingo, dia 9. O lançamento oficial ocorrerá durante a programação de aniversário dos 30 anos do município, comemorados em março deste ano. Só neste fim de semana, em torno de 60 pessoas participaram da rota, totalizando um público superior a 300 turistas que já visitaram e conheceram os empreendimentos e potencialidades locais.

No período de meio-dia, o Restaurante Bom Tempero serve um típico almoço alemão colonial regado a chopp e muita conversa. Durante a tarde, os turistas seguem conhecendo mais dos encantos da cidade, parando na Casa do Artesão e no museu da Biblioteca Municipal, Agroindústria Familiar Kollet, que serve pães, bolachas e roscas para degustação em geral.
No fim do dia, o encerramento das atividades ocorre no sítio Sítio Flor e Ser, que tem como foco a produção de alimentos orgânicos, colha e pague, visitação e interação com animais do campo e um divertido passeio de carroça puxada a trator pela propriedade da família.
De acordo com o responsável pela mentoria aos empreendimentos que integram o roteiro, Luis Eurico Librelloto, nestes últimos seis meses o grupo se fortaleceu e superou as expectativas. “Santa Clara do Sul hoje possui uma oferta diferenciada de turismo, aliando simplicidade e experiências únicas proporcionadas aos visitantes”.
O prefeito Paulo Kohlrausch destaca que o intuito é transformar Santa Clara do Sul numa cidade turística, gerando mais emprego e renda, garantindo a manutenção de um município próspero e sustentável e revitalizando a área rural por meio do agroturismo. “Esse é o começo de uma caminhada longa e desafiadora no sentido de viabilizar uma alternativa consistente de sustentabilidade econômica e ambiental para Santa Clara do Sul”, menciona.
Kohlrausch frisa a necessidade de implementação de um conjunto de ações públicas e privadas para fomentar o turismo local. ” Com o apoio da comunidade, colocaremos a nossa cidade no mapa do turismo e construiremos um lugar cada vez melhor de se viver”, enfatiza.

O que dizem os participantes

O casal Roque e Márcia Kuhn, residente em Santa Clara do Sul há mais de 50 anos, participou do roteiro teste nesse domingo. Segundo eles, puderam conhecer uma Santa Clara diferente. “Foi um passeio muito bom, bem organizado, sendo que os empreendedores estão preparados, instruídos e sabem acolher bem. Sentimos a união familiar e muito carinho em cada detalhe preparado. Ficamos muito surpresos e felizes, cabe a nós agora espalhar essa motivação e expectativa que a gente criou para que as outras pessoas também participem”, frisou Roque.
Opinião semelhante tem a moradora de Sampainho, interior do município, Anita Heissler. “Adorei o passeio! Pensava o que poderia ver em Santa Clara se já conheço tudo? Mas aprendi muito, adorei demais, comidas maravilhosas, foi ótimo!
O roteiro começa a funcionar oficialmente a partir de março e os interessados podem procurar a Sala de Negócios para mais informações através do telefone: 51 3782-2282.
Fotos: Mayara Lenz
Fonte : Agora no Vale 

 

EM DESTAQUE

Sicredi Gente que Coopera Cresce

Hidromel Seco

O Hidromel é um fermentado a base de mel silvestre com clarificação e decantação natural.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...