Notícias

18/01/2022 13:58


Comitê Científico da AMM estabelece protocolo regional em relação à Covid-19

Governo Municipal de Santo Ângelo esteve representado pelo secretário de Saúde, Flávio Christensen, pela coordenadora do Comitê Regional da AMM, Daniana Pompeo, pelo fiscal sanitário Ubiratan Alencastro e pela advogada do Município Nicole Duprat
Em reunião on-line realizada na tarde da segunda-feira (17), o Comitê Científico Regional de Enfrentamento à Covid-19 da Associação dos Municípios das Missões (AMM) definiu recomendações a todos os municípios tendo em vista o aumento do número de casos de Coronavírus em toda a região missioneira.
O encontro contou com a presença do presidente da AMM, prefeito de São Nicolau Ricardo Miguel Klein, além de representantes do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à COVID-19 e das secretarias municipais de Saúde.
A Secretaria de Saúde de Santo Ângelo esteve representada pelo secretário Dr. Flávio Christensen, pela enfermeira Daniana Pompeo, coordenadora do Comitê Técnico R11 e presidente do Comitê Temporário de Enfrentamento à Covid-19 de Santo Ângelo; e pelo fiscal sanitário Ubiratan Gross Alencastro. Ainda, estiveram presentes o integrante do Comitê, Mauro Tschiedel, vice-presidente da Acisa Missões, e a advogada do Município de Santo Ângelo, Nicole Duprat.
PROTOCOLO REGIONAL ESTABELECIDO
Segundo a coordenadora do Comitê Científico Regional de Enfrentamento à Covid-19 da AMM, enfermeira Daniana Pompeo, o estabelecido na reunião foi a elaboração de um Protocolo Regional de Ações Variáveis da Região Santo Ângelo - R11 que tem como objetivo a redução do número de casos positivados em toda a região. "O protocolo regional tem por finalidade a conscientização da população em relação à situação atual do vírus na região missioneira, além de ampliar a fiscalização", disse.
AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES
CLÁUSULA 1ª – Manter campanhas de conscientização da necessidade de manter os protocolos de distanciamento, máscaras e álcool gel, protocolos estes que já são conhecidos de todos. Recomenda-se que estas campanhas sejam ampliadas e intensificadas em toda a Região.
CLÁUSULA 2ª – Manter rigorosa fiscalização em toda região, com formação de equipe multidisciplinar, envolvendo Comitês municipais de Enfrentamento à COVID-19, Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município, prezando-se pelo cumprimento das normas estaduais e municipais, buscando junto ao comando da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, auxílio efetivo para a fiscalização em locais específicos, garantindo desta forma que as pessoas positivadas para o coronavírus permaneçam em isolamento conforme orienta a Nota Técnica 41 da Secretaria Estadual de Saúde.
CLÁUSULA 3ª - O Comitê recomenda que seja SOLICITADO o passaporte vacinal na entrada de locais de grande circulação de pessoas como forma de fomentar a vacinação de mais pessoas. Vale ressaltar que a cobrança é uma recomendação.
CLÁUSULA 4ª – O Comitê decide que para toda a região R11:
§1° - Fica proibida a pista de dança em eventos, casas noturnas, bailes, bares e similares até dia 26 de Janeiro de 2022;
§2°- Em missas e serviços religiosos é obrigatório o uso de máscaras e a ocupação intercalada de assentos com distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas;
§3° - Em eventos, festas, bares e similares, deve-se fornecer, obrigatoriamente, álcool gel e manter isolamento ou distanciamento de 2m entre as mesas, bem como as pessoas devem permanecer sentadas durante o consumo de alimentos ou bebidas;
§4° Fica permitida a música ao vivo, conforme limite de decibéis permitido, desde que os clientes permaneçam sentados durante o consumo de alimentos ou bebidas;
§5o - Fica permitida a abertura de bibliotecas públicas, museus e teatros.
 CLÁUSULA 5ª – Cada município deverá decidir, da forma mais didática e simples possível, como chamar a atenção dos cidadãos quanto à gravidade de estarem sob o Sistema de Alerta, seja por cores, gráficos, desenhos, fotos e etc. O objetivo é que fique mais claro para a população o cenário da região, tendo em vista que, aparentemente,o novo sistema 3As ainda não foi compreendido pela comunidade, e o fato de estar em ALERTA, não representa a gravidade real que deve simbolizar.
 CLÁUSULA 6ª - Este Protocolo Regional de Ações Variáveis segue sendo reavaliado constantemente pelo Comitê Científico Regional de acordo com o cenário da Região. Em caso de necessidade o Comitê Científico convocará reunião para debater juntos aos prefeitos da Região R-11 as medidas necessárias a serem implementadas.
 CLÁUSULA 7ª - Cada município avaliará sua situação local e elaborará o seu Decreto, de acordo com as normas deste Plano, as quais podem ser restringidas.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Vinagre de Mel

Produzido através da fermentação do pólen apícola, água e mel.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...