Notícias

12/12/2015 17:13


Otávio Reichert - INTEGRANDO

&- Exército: Um dos motivos de maior credibilidade da Forças Armadas está no primor para evitar fraudes, mas isto resulta em grandes burocracias. Um exemplo do Exército está no sistema de saúde (FUSEX), obrigatório a todos os militares. Este nos dá o direito a passagens quando carecer atendimento noutra guarnição, citando Santa Maria e Porto Alegre. Para estas passagens, o Posto Médico já solicitava agendamento de consultas e exames quinze ou mais dias à frente. Após agendado, precisava remeter documento às unidades de vinculação do titular, que publicava em Boletim Interno (BI), que encaminhava à 3ª RM - POA, etc, levando muitos a comprarem do próprio bolso e outros aderirem à ambulância da prefeitura local, que faz idas semanais à capital gaúcha para este fim.
Como encarregado do Setor de Encaminhamentos, com pesar acompanhei dois óbitos enquanto aguardavam esta demanda. Sem caracterizar urgência, há diagnósticos imprevisíveis, com a somativa da ansiedade do paciente.
Aleluia: Desburocratizando esta etapa, nossos chefes criaram um
sistema que, assim que agendado o exame/consulta não disponível na sede, no nosso caso Santo Ângelo, o saque das passagens pode ser feito no ato, emitindo as guias via internet. A notícia caiu como uma luva à família militar. Quem doente quer ser tratado o mais breve possível, e atrasar devido às passagens era desgastante. Diga-se aos cidadãos não haver privilégios a militares, disponibilizando dos mesmos recursos civis.
Perfeito? Talvez! Dois militares foram designados para, tendo o procedimento agendado, sacar as passagens, sendo posteriormente publicado em BI, com registro do pedido médico/odontológico, o qual é conferido no setor do SAME e pelo chefe do Posto.
Implantado há duas semanas, já há chefes preocupados, principalmente em  Brasília, sobre a vulnerabilidade da nova sistemática. Que continue assim: se antes a passagem levava doze dias, agora poderá ser para o dia seguinte.

&- Seleção Master do Brasil: jogaram contra os Veteranos do Santo Ângelo nesta quarta-feira, 9, em partida histórica. O placar foi de 6 X 5 para os visitantes, com show destaque do jogador Edilson Capetinha. Viola e Túlio Maravilha balançaram a rede (2X cada), Anderson Lima e Mauro Galvão fecharam o placar. A empresa Seleção Brasileira de Futebol Master promove eventos Brasil afora fazendo o que mais gostam, e de lambuja recebendo renda extra.    

&-Jacu: Quando menino da 5ª série, num dia chuvoso, o professor de Educação Física queria sugestões desportivas, ao que respondi “Jogar futebol na chuva.” No ato ele emendou: - Mas é um Jacu! Teria sido uma frase com bullying? Por longos anos tive este apelido.
Pois bem! O jacu da foto, é de verdade. Há um casal de jacus residindo próximo à Rua Alfredo Leopoldo Felt, beirando o rio Itaquarinchim, que corta a cidade santo-angelense no Bairro Gueller, assim disse o amigo Maurício Guerra. Vida longa para eles. O nome jacu tem origem indígena (guarani), sendo também chamado de jacuguaçu (guaçu= grande). Comparando-se aos galináceos, nas suas caracterísiticas está a plumagem verde-bronze bem escura, e podem ser encontrados em toda América do Sul. Monógamos, dificilmente trocam seu par, e são os machos que dão comida à fêmea, bem como alimentam seus filhotes. Outra diferença das galinhas é o período de incubação, que é de 28 dias, chocando dois a três ovos por ninhada, tanto no chão como em árvores.
Você já bebeu “café de jacu”? O jacu bird coffee é considerado um dos melhores cafés do Brasil. No início, a invasão desta ave era um problema em várias regiões cafeeiras, pois invadiam as plantações para se alimentar dos melhores frutos do cafezal, o que levou proprietários a pedirem autorização do governo para seu controle. Isto até descobrirem que, na Indonésia, o café mais caro do mundo (kopi luwak) era produzido a partir dos grãos colhidos das fezes da civeta, um quadrúpede carnívoro. 
O segredo está na “etapa especial” de fermentação das sementes, que acontece dentro do sistema digestivo do animal. Esse processo transforma as propriedades do café e lhe confere um sabor único. Mas a coleta das sementes é complicada: é preciso pegar as fezes do bichinho e lavar os grãos antes de torrá-los. (Vídeo do Jacú alimentando filhote).

&- Humor: Ao entrar no ônibus e sentar-se ao lado de uma mulher, esta olhou-o com asco, cara fechada, ao que ele comentou: - Você é muito feia, mulher!
- E você é um bêbado!
- É! Mas minha borracheira amanhã está curada....

&-Chasque: Ao amigo sargento Guerra, transferido para Campo Grande – MS.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...