Notícias

09/01/2016 18:07


Otávio Reichert - INTEGRANDO

Síria: Não pretendo abordar a guerra em si, mas das suas consequências. Localizada no Oriente Médio e banhada pelo Mar Mediterrâneo, a Síria faz fronteiras com a Turquia (ao norte), Iraque (a leste), Jordânia (ao sul), Israel (a sudoeste) e Líbano (a oeste). A maior parte do seu território nacional é coberta por desertos.
Iniciada com maior intensidade em 2014, a guerra é travada pelo grupo extremista autodenominado Estado Islâmico, que enfrenta a tudo e todos. Embora enfraquecido, levará tempo para neutralizá-lo, pois que seus membros estão infiltrados, e são apoiados por alguns países e multimilionários.
Emigração: Além dos europeus, brasileiros também fazem cara feia às milhares de famílias e pessoas que fogem do conflito. É muito fácil ouvir noticiários e formular teorias, mas tente colocar-se na situação deles.
Mal comparando, imagine este conflito no RS, embora a Síria tenha apenas dois terços do nosso território. Se a maioria dos 497 municípios ficasse sem energia elétrica e água por uma semana que fosse, sua morada incluída, o que aconteceria? Abandonar tudo, levando apenas uma sacola com alguns pertences. Nem mesmo seu veículo teria utilidade, pela falta de combustível, ou ainda por estar sitiado pelos revoltosos. Para quem tem filhos, imagine levando-os ao desconhecido, adentrando o país uruguaio, Argentina ou Paraguai, o mais das vezes atravessando a fronteira por água, o caso deles.
Voltando ao Oriente Médio, podemos incluir a região da África. Esta emigração em massa faz lembrar nossos antepassados. Alguém vai dizer que as condições atuais são mais favoráveis para quem busca asilo, mas o sofrimento é imenso. Sejamos receptivos aos que escolheram o Brasil para iniciar nova etapa de vida. Sejamos tolerantes com seus diferentes idiomas e costumes. Sejam bem-vindos!

Portal de entrada: Época de receber bastante visitas, a prima (portoalegrense) Neiva Fritsch veio conhecer nossa querência. Sabem do que se queixou? Da ausênica de um lindo portal de entrada na cidade, reafirmando algo como: “Seja bem-vindo a Santo Ângelo – capital missioneira”. Bem lembrado.
Para quem lembrar da bela placa ao adentrar Entre-Ijuís, diga-se: já nos pertenceu. Hoje não pertence mais!

Split: Já limpou seu filtro de ar? Lembre-se: conforme recomendação do manual, a temperatura ideal está nos 24 – 25 graus. Desta forma, o aparelho se desliga e somente ventila até se autoreligar. Assim também economizamos.    São Miguel das Missões: Senhor prefeito Hilário Casarin e comunidade miguelina. Sou também admirador do belo espetáculo Som e Luz, com sua fantástica história, mas a recepção aos visitantes está inibida e apática.
Assistimos ao espetáculo na noite de quarta-feira, 30 Dez. Justifique-se em parte, como atenuante, o trágico falecimento do jovem estudante e tradicionalista João Cleiton, encontrado sem vida no ônibus (véspera), que comoveu a região, incluindo aos funcionários daquele setor turísitico.
Esclareço e sugiro: A venda dos ingressos noturnos, feita somente a partir das 20:30, iniciou com 15 minuntos de atraso. Não poderiam ser vendidos em qualquer horário funcional, ou mesmo pela internet? Depois ficamos (mais de cem) sentados às escuras no portal de acesso ainda fechado, idem na arquibancada do espetáculo. Não se ouviu um “Sejam bem-vindos! Vocês irão conhecer uma das mais fantásticas histórias ....” 
Um guia silencioso nos acompanhou até a arquibancada. Neste ínterim poderiam inclusive soar canções indígenas (na caminhada de chegada e depois, na saída). Precisamos valorizar mais o turísta. Sei que nós, santo-angelenses, também precisamos acrescer muito mais aos visitantes culturais, ao turismo. E tenho dito!  

Férias: Flexibilizada pela lei, a concessão de férias é diferenciada nas empresas e entidades conforme seus critérios. O Exército inovou, permitindo aos militares optarem. além dos 30 dias normais, por 10 mais 20 dias (ou inverso), 15 mais 15, ou ainda três vezes de 10 dias. Boa iniciativa!

Eleição: Aconteceu no GDF Os Farroupilhas (Grupo de Danças Folclóricas) no dia 04, terça-feira. Teve uma chapa apenas, tendo como candidato o amigo Eloi Grasel. 
Buenas! Como secretário coordenei, juntamente com José Meotti, este como representante da 3ª RT, à eleição que teve 50 votos. Houve 49 votos “SIM”, tendo um voto nulo, porque estava escrito “SI”. Vai ver que o dito peão, ou prenda (o casal votava), tinha origem espanhola...  
Parabéns ao patrão João Peyrot e toda sua patronagem, que realizaram ótima gestão. Sucesso ao patrão eleito, Eloi Grasel, que  mais uma vez reassume esta entidade tradicionalista, conjuntamente com a Etnia Alemã, onde é presidente.

Humor:  Durante a guerra em Kosovo nos anos 90, no leste europeu, muitas pessoas abandonavam aquele país de ônibus. Com o ônibus superlotado, ficou mais de um “kosovo” de fora.

Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/12/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO Origem do Natal 
​Otávio Reichert - INTEGRANDO Quadrigêmeos
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jacu
Otávio Reichert - INTEGRANDO  Alfafa
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jantar Baile
Otávio Reichert - INTEGRANDO - Noel Guarany 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...