Notícias

04/03/2016 15:09


Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/03/2016

Costelão: O Grupo de Danças Folclóricas (GDF) Os Farroupilhas, entidade tradicionalista santo-angelense, também se destaca nas Missões pela preparação culinária do Costelão Campeiro, sendo o deste 6 Mar, sua 25º edição. O que distingue este assado comparando-o ao churrasco tradicional? Por que se torna ainda mais saboroso, embora sendo a mesma costela bovina?
Iniciemos com seu preparo. Normalmente usamos a “janela”, que significa aparar o vazio e o matambre da costela, bem como a parte da ponta-de-peito, embora possamos também assá-la inteira.
O sal grosso é o mesmo do churrasco, geralmente puro. Podemos usar o sal temperado, mas vai uma regra: o tempero não pode “camuflar” o sabor natural do alimento, apenas realçá-lo. Cabe temperar a costela no mínimo seis horas antes, ao contrário do churrasco que temperamos, no máximo, 30min antes, ao espetá-la, ou mesmo quando já aquecido pela brasa.
Para o Costelão convém que se tenha um espeto duplo, mais largo que o normal. Para evitar que a carne escorregue, atar a carne, com arame ou similar, na extremidade do cabo. Entre os segredos do preparo: com faca pontuda risque a carne fibrosa ao comprido no meio da costela, e assim o osso se desprenderá mais facilmente depois de assada.
O namoro vai longe: entre quatro a seis horas, até mais, dependendo da espessura da costela. Conforme a imagem, a parte do osso ficará de 60 a 70% do tempo costeando o fogo. O osso se aquece mais e faz cozinhar a carne, deixando-a mais macia, mais saborosa e menos gordurosa.
Trabalhoso? Agora é só bater o sal. Vale a pena! Neste domingo, madrugadita no más, alguns peões caseiros estarão preparando em torno de 15 costelões. Fica o convite, amigo! O GDF Os Farroupilhas fica no final da rua Marechal Floriano, zona norte da capital missioneira. (Contatos e informações sobre o GDF os Farroupilha (55) 9616-8681- 9942-1817)

Estudantes: Criaram preservativo que detecta doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os criadores, jovens de 13 e 14 anos, são de Londres. Embora em fase conceitual, foram premiados por esta camisinha inteligente, que muda de cor conforme a DST. Fica verde para clamídia, amarela para herpes, roxa para o papilomavírus humano (HPV), ou azul para a sífilis.    Uvas? Esta é a Uva Banana. Com formato diferente, tem o mesmo sabor da uva Dedo de Dama, também pouco conhecida. A raridade pode ser encontrada em Soledade – RS.

Simplicidade: É fácil nos acostumarmos com mordomias, mas deixar de se beneficiar, quando acostumados com ela, relutamos um pouco. Exemplo: depois de instalarmos um Split no quarto parece que não conseguimos mais dormir sem ele. Nosso corpo se acostuma ao deleite da temperatura mais ideal, inclusive alguns exageram a refrigeração, levando a choques térmicos no entra e sai de estabelecimentos.

Split: Dias atrás abordei sobre a limpeza dos filtros (geralmente dois), além da parte visível da evaporadora. Cabe porém, a manutenção completa (2º escalão), que deve ser feita por um técnico especializado. Embora alguns manuais recomendem ser anual, poderá ser mais espaçada (2 a 3 anos). Há uma técnica de fazer a limpeza com bolsa coletora, mas o melhor é desmontar as duas partes do aparelho para a limpeza da hélice, dos ductos, etc.
Embora com custo similar à instalação do aparelho ela é importante, pois além de melhorar o funcionamento, diminuirá o consumo de energia elétrica, e o principal: eliminação de bactérias e fungos residuais. Após quatro anos fiz esta limpeza, pagando R$ 250, mas valeu a pena! 

Mulheres: Geralmente não revelam a idade. Entre as exceções está a porto-alegrense Neiva, minha prima, que em 8 Fev, na segunda-feira de carnaval, decorou o bolo com duas velas numéricas para seus 50 anos. A festa aconteceu no interior de Esperança do Sul, sua terra natal, comemorada à moda antiga, com música ao vivo, cuca e linguiça cozida. Um casal de vovôs encabeçou a famosa polonesa, e outras danças.

Chimarrão: É exatamente o contrário da televisão. Faz você conversar se estás com alguém, e te faz pensar quando sozinho. (autor anônimo) 

Humor: O empregado puxa-saco para o patrão: - Chefe… Nesse mundo só existem duas pessoas a quem eu daria minha vida!
E o chefe: - Deve ser sua mulher e seu filho, correto?
- Não! A primeira pessoa é o senhor…
- Nossa! Muito obrigado… E a segunda?
- Quem o senhor indicar!

Otávio Reichert - INTEGRANDO 27/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/01/2016

Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/01/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 15/01/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/01/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/12/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO Origem do Natal 
​Otávio Reichert - INTEGRANDO Quadrigêmeos
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jacu
Otávio Reichert - INTEGRANDO  Alfafa
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jantar Baile
Otávio Reichert - INTEGRANDO - Noel Guarany 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...