Notícias

11/03/2016 12:15


Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/03/2016

Faca na bota! Valentia, determinação. Significa, literalmente, o ato de esconder pequena faca (com bainha) no cano da bota. Mais usual aos homens, ouvia dizerem, isto há vinte anos atrás: “Aquela mulher é Faca na Bota!” Como curiosidade não é exclusividade delas, fui conhecê-la num sítio no Rincão dos Mendes. Em parte me decepcionei, pois a dita mulher Faca na Bota era uma idosa ermitã, que criava em cativeiros, além de lagartos e coelhos... gambás! Criar preás, cobras, hamster, até vai, mas uma “raposa”, como dizemos erroneamente, era estranho demais para mim.

Gambá: Esse nome se origina da língua tupi-guarani: guámbá, gã´bá ou guaambá, que quer dizer ventre aberto, saco vazio, em menção à bolsa onde cria os filhos. Comum nas américas, este mamífero marsupial é também conhecido como mucura, sariguê ou timbú. Em Portugal? Opossum. Não confundam gambá com zorrilho, que tem “perfume” ainda pior, que expele em jatos direcionados ao inimigo, juntamente com urina.
Erroneamente chamamos o gambá de “raposa”, talvez por também atacar galinhas. É discriminado pelo mau cheiro que exala quando no cio (fêmea), e principalmente como defesa quando perturbado. Outra estratégia de defesa é fingir-se de morto até o atacante desistir. Alguns gambás são imunes ao veneno de serpentes, podendo atacá-las e ingeri-las.
O gambá foi, e ainda é, considerada carne saborosa para muitos povos, isto após retirarem as ínguas malcheirosas das axilas. A fêmea reproduz, em média, três vezes ao ano, parindo até 20 filhotes por gestação, que dura 12 a 14 dias. O filhote logo se dirige à bolsa agarrando-se ao mamilo, ali permanecendo por até três meses. Vivem em média quatro anos. Por gostar de cachaça, quem bebe muito... 
Curiosidades: A gambá fêmea tem duas vaginas laterais e dois úteros, e os machos possuem um pênis bifurcado (foto), possibilitando a disseminação do sêmen. Possuem hábitos noturnos e dieta onívora, alguns frutos, insetos, raízes, vermes, crustáceos (caranguejos), pequenos vertebrados, como sapos, lagartos e serpentes. É considerado um dos maiores predadores de escorpiões, superando as galinhas. No Brasil temos pelo menos quatro espécies.    

Aspirantes: Apresentaram-se ao Posto Médico de Guarnição de Santo Ângelo seis médicos aspirantes a oficial: William S. Chaves, Idur A. Bacanal, Robson P. Schmidt, Leonardo Castilho e Felipe A. Vione. Estes os clínicos, mais a pediatra Dhianny R. de Souza. Também o dentista Vinícius A. Sausen. Sejam bem-vindos à caserna e capital missioneira!
Ao 1º B Com também se apresentaram vários militares, além da incorporação dos 223 conscritos, que aconteceu em 1º de março.

Sobre leis: Tentaram atribuir a autoria ao Presidente Nacional da OAB, desmentido pelos universitários. Porém o discurso procede. Segue um resumo sobre: - Você sabe o que é safadeza?
Safadeza é comparar a pensão de um deputado com a de uma viúva. É um cidadão contribuir 35 anos para ter direito a receber pensão, e os deputados somente 1 ou 2 mandatos (conforme o caso), e alguns membros do governo terem o direito de cobrar pensão máxima unicamente pelo juramento de posse.
Safadeza é os deputados terem isenção de IR (únicos) sobre 1/3 de seu salário. De cadastrar assessores com salários altíssimos.
Safadeza é a exorbitância de dinheiro destinado a apoiar os partidos, aprovada para si mesmo. De não exigir que um político tenha a mínima comprovação de capacidade para exercer o cargo.
Safadeza é o valor gasto com alimentação, veículos oficiais, motoristas, viagens de 1ª classe, cartões de crédito, etc. De terem direito a mais de 4 meses de férias ao ano, contando Natal, Semana Santa e verão.
Safadeza é manter 80% do salário por mais 18 meses. De ex-ministros, ex-secretários de estado e outros de altos cargos da política poder legalmente acumular dois recebimentos do erário público.

Festival: Concorremos com a letra “Aos Valentes de Giruá” no 2º Canto de Amor a Giruá. Interpretada por Fabio de Oliveira, a canção foi uma das 28 classificadas.

Humor: Dois bêbados num bar. Disse um para o outro: - A minha mulher fugiu com meu melhor amigo!
- Ah, é? E quem é seu melhor amigo?
- Quem é eu não sei, só sei que agora ele é meu melhor amigo!

A mulher telefonando ao marido: - Querido! Tenho uma notícia boa e uma ruim!
- Lamento, querida, mas estou no meio de uma reunião... Conte só a boa.
- O airbag do seu carro funcionou direitinho!

Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/05/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 27/02/2016 

Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/01/2016

Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/01/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 15/01/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/01/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/12/2015

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...