Notícias

30/04/2016 17:20


Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016

Lenda: Não me contive e publico abaixo a obra de Simões Lopes Neto, inserida em “Lendas do Sul”, mas nesta o autor sai do RS. Vale a pena...
A Casa de M’Bororé: Dentro do Mato Grosso, mato velho e crescido, sem plantas pequenas dentro, aí, só há uma luz pouca, tirante a verde e a cinzento; e nenhuma árvore faz sombra, porque a ramaria de todas faz peneira por onde passa o sol, que nunca enxerga o chão…
Dentro desse mato, no mais tupido dele, há uma lombada redonda, como uma casca de carumbé; aí, em cima dela, há uma casa de pedra branca, branca como se encaliçada, e sem porta em nenhum lado nem janela em nenhuma altura.
Dentro da casa branca as salas são lastradas de barras de ouro e barras de prata, do peso que é preciso dois homens para mover cada uma; e todas as juntas das pilhas estão tomadas de pedras finas…
Por cima de tudo estão, em montes, tocheiros de ouro maciço e cálices e resplendores de santos; e salvas de prata e turíbulos e cajados. Nos corredores, como prontos para içar para as cangalhas das mulas de carga, prontos, com as suas alças, estão lotes de surrões, socados de moedas de ouro, separadas em porções, metidas em bexigas de rês…
O rondador da casa branca dia e noite anda em redor dela; é um índio velho, cacique que foi, Mbororé, de nome, amigo dos santos padres das Sete Missões da serra que dá vertente para o Uruguai.
Os padres foram tocados para longe, levando só a roupa do corpo… mas a casa branca já estava feita, sem portas nem janelas… e Mbororé, que sabia tudo e era cacique, de noite, e precatado, com os seus guerreiros, carregou de todos os lugares para aquele as arrobas amarelas e as arrobas brancas, que não valiam a caça e a fruta do mato e a água fresca, e pelas quais os brancos de longe matavam os nascidos aqui, e matavam-se uns aos outros.
Mbororé desprezava essas arrobas; mas como era amigo dos santos padres das Sete Missões, guardou tudo e espera por eles, rondando a casa branca, sem portas nem janelas.
Ronda e espera...  Simões Lopes Neto
Escrito num consultório médico: A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma. O resfriado escorre quando o corpo não chora. A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. O diabetes invade quando a solidão dói. O corpo engorda quando a insatisfação aperta. A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam. O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar. A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas. O peito aperta quando o orgulho escraviza. A pressão sobe quando o medo aprisiona. As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza. A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra. O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver. E as dores caladas? Como falam em nosso corpo? A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção. O caminho para a felicidade não é reto, há curvas chamadas equívocos. E semáforos chamados amigos. Luzes de precaução chamadas família. Ajudará muito ter uma peça de reposição chamada Decisão. Um potente motor chamado Amor. Um bom seguro chamado FÉ. Combustível chamado Paciência. Mas acima de tudo: há um maravilhoso condutor e solucionador chamado Deus!
Curiosidade: Sabia que no polo Sul é bem mais frio que no norte? No sul a temperatura média é de -49,3ºC, chegando a -80ºC no inverno. No Polo Norte varia entre 0ºC e -32ºC. Dentre os fatores, a distância maior (sul) da luz solar. 
Tempero: Tombou um caminhão carregado com temperos. Tentaram saquear a carga... Foi grande a correria, todos tentando pegar os temperos “ariscos”.
Humor: Os dois amigos no vestiário do clube, hora do banho. Ao notar que o outro estava usando calcinhas rendadas... - Que é isso cara? O outro, desconfiado, olhou pros lados e respondeu: - É a última moda, não sabia? Todos estão usando calcinhas em vez de cuecas. - Tá doido meu? Quando foi que você começou com esta mania. - Desde que a minha mulher descobriu uma no porta-luvas do meu carro.
Chasque: Ao Grupo Gana Missioneira e Fábio de Oliveira, pela iniciativa de show beneficente (29 Abr - no Arena Grill) em prol a São Miguel das Missões.
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/03/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...