Notícias

03/06/2016 14:43


Novo conceito cultural é encontrado nas Missões

A Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo através do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, o projeto de Arte Sacra Jesuitico-Guarani da PUCRS e Karioka Multimedia, têm o prazer de convidar para o evento de abertura da 1ª edição da Exposição: Helenismo Sul-Americano Missioneiro. 
Abertura no dia 03 de Junho de 2016, sexta-feira, às 16 horas, com projeção de filme e apresentação do projeto de Ação Educativa pelos curadores da exposição. Através de rico acervo de peças da arte missioneira, fotos, denhos e filmes, conferências, catálogo educativo, partilha de pesquisas, a exposição apresenta a paisagem da arte sacra jesuítico-guarani atravé de novo ângulo, de um novo conceito cultural: Helenismo Sul-Americano Missioneiro.
Depois de uma década de observação, estudos e análises de peças históricas, e visitas às trinta edificações das reduções da Província Jesuítica do Paraguai, estudiosos apontam para um novo conceito cultural, o helenismo sul-americano missioneiro. O grupo formado pelo Irmão Edison Hüttner, teólogo; Eder Abreu Hüttner, gerontologista; e Rogério Mongelos, arquiteto, mapeou as influências artísticas e culturais em visitas e observações de detalhes que revelaram um estilo diferente das vertentes culturais já identificadas.
Fenômeno artístico, cultural e religioso, as edificações foram construídas por padres jesuítas e índios guaranis nos séculos XVII e XVIII. Fruto de seu tempo, sofreram um mix de influências como o estilo renascentista-manierista, barroco e barroco missioneiro. Durante o estudo das construções, também foram percebidos elementos evidentes da cultura e arte grega, seja nos frontões, capiteis ou na própria filosofia do espaço.
“Esta referência se expressa como chave de interpretação artística, arquitetônica, cultural e religiosa, resinificando, através de outro foco, a paisagem simbólica de trinta reduções edificadas por índios guaranis e jesuítas”, explica o Irmão Edison Hüttner. “O templo das ruínas de São Miguel Arcanjo, tombado como patrimônio da humanidade em 1983, foi a pedra angular da construção deste conceito”, acrescenta.
Um artigo descrevendo esse novo conceito cultural teve destaque na revista Visioni LatinoAmericane do Centro de Estudos para América Latina da Universidade de Trieste (Itália). Os planos, agora, incluem a realização de exposições artísticas culturais e conferências abertas ao público sobre o tema em Porto Alegre, cidades da região das Missões e na Itália.
Os estudos e autorização de imagens que serão divulgadas em exposições contaram com apoio do Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RS), na pessoa de Adriana Almeida da Silva; do Ponto de Memória Missioneira do município de São Miguel das Missões, por meio do diretor Valter Braga; do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, pela diretora Maria Helena Nunes; do Archivum Romanum Societatis Iesu (Roma), por meio de seu diretor Brian Mac Cuarta SJ; e do Museu das Missões (Ibram/MinC), na pessoa de seu diretor Ariston José Correia Filho e do servidor da instituição Diego Luiz Vivian. Fonte: Rede Marista

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...