Notícias

17/05/2023 10:41


Arquiteta doa projeto para a Aldeia Guarani em Santo Ângelo

Um projeto de remodelação do espaço e da infraestrutura da Aldeia Guarani Tekoa Pyau foi doado para o Governo Municipal de Santo Ângelo pela arquiteta e urbanista Amanda Schneider Senger. O projeto foi entregue ao prefeito Jacques Barbosa, que já determinou ações na busca da captação de recursos que possibilitem as obras.

Amanda é santo-angelense formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa. O seu trabalho de conclusão de curso abordou a Aldeia Tekoa Pyau, localizada na Ressaca da Buriti.

Com o título de “TEKO: Infraestrutura de Apoio para a Comunidade Indígena Tekoa Pyau”, o projeto de Amanda prevê obras para a infraestrutura de saúde, educação, lazer e trabalho, contando com centro comunitário, espaço para o artesanato, anfiteatro, refeitório e da Escola Estadual Os 7 Tava Mirim, que funciona no local. Também são contemplados espaços externos, como áreas de lazer, horta e composteira e criação de ações sustentáveis para a reutilização da água.

A proposta é de uso de materiais e formato de construções que preservem a identidade cultural indígena. Amanda salienta que para desenvolver o projeto, realizou estudos na aldeia e conversou com os moradores.

O prefeito Jacques Barbosa elogiou o projeto e a disponibilidade da arquiteta, valorizando o espaço, melhorando a qualidade de vida dos indígenas e permitirão, inclusive, um aproveitamento turístico do local. “Vamos trabalhar a complementação do projeto, com as partes elétrica e hidráulica, e buscar os recursos necessários junto ao Governo Federal, que tem valorizado a questão indígena e pode nos alcançar os valores necessários”. Não foi feito um orçamento da obra, já que prevê o uso de materiais considerados alternativos e com características diferenciadas na arquitetura.

A apresentação foi feita ao chefe do Executivo e aos secretários municipais Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais), Nader Awad (Cultura e Esportes), Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania) e João Batista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação). O vereador Gilberto Corazza acompanhou a reunião.

Na Aldeia Tekoa Pyau residem 20 famílias, com cerca de 70 pessoas, em 15 hectares. No ano passado, o Governo Municipal fez a cessão de uso de 5,4 hectares para a aldeia, com investimento de R$ 190 mil.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes

VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...