Notícias

27/07/2019 10:52


Conheça de A a Z as Raças Bovinas no Planeta.

Acredita-se que os bois tenham sido domesticados em 5 000 ou 6 000 a.C.
Os bois (ou Bos taurus) criados em fazendas são parentes dos búfalos, iaques, gauros e bisões. 
São muitas raças de Bos taurus no Brasil são angus, caracu, jersey, simental... Contudo, a espécie predominante no País e no mundo tropical é o Bos Indicus, ou zebu, da quais predominam as raças: nelore, gir, guzerá, sindi, indubrasil, tabapuã e brahman.
O rebanho bovino mundial é constituído atualmente (ano de 2015) por 1 bilhão de animais.
O país com o maior rebanho bovino do mundo é a Índia o segundo colocado é o Brasil.
O rebanho brasileiro é estimado em 211 milhões de cabeças (isso mesmo: tem mais boi do que gente no Brasil).
Os maiores consumidores de carne bovina do mundo são os uruguaios e os argentinos. Mas, se considerarmos o consumo per capita, os uruguaios ocupam tranquilamente o primeiro lugar.
O maior consumidor de carne do Brasil é o estado do Rio Grande do Sul. Cada gaúcho consome, em média, 10 quilos a mais que o restante dos brasileiros.
As carnes mais consumidas pelos brasileiros - sobretudo os que apreciam churrasco - são a fraldinha, a costela, a picanha, a maminha, o contra-filé, a alcatra e o filé-mignon.
A carne mais cara do mundo é a do gado wagyu, do Japão. Um quilo dessa carne macia e tenra pode sair por até 2 mil reais. Detalhe: as melhores carnes são de vacas virgens.
A carne do wagyu é também a mais cara do Brasil. Um quilo de carne de waguy criado no Brasil custa em alguns lugares R$ 450 reais.
A vitela é o bezerro com menos de um ano, ou sua carne. Esse tipo de carne também é chamada de baby beef. Os bezerros são criados durante 3 meses em espaços confinados para evitar a atividade muscular e tonar a carne mais macia.
No geral, os bezerros nascidos no Brasil são amamentados e vacinados durante sete meses. Terminado esse período, ele se alimenta de pasto por dois anos e meio. Quando já está gordinho, é confinado durante três meses para não perder peso. Caso esteja com boa saúde, finalmente vai para o abate.
Os bois são sempre examinados depois do abate. Os doentes graves são abatidos separadamente e incinerados. Se a doença não for grave, o animal é morto para ser utilizado em fábricas de pneus, pincéis, detergentes, tintas, cordas, velas etc.
O abate é feito com pistola de pressão e é muito rápido. Assim que desmaia, o animal é morto com um corte na jugular em menos de três minutos.
 Praticamente tudo no animal é aproveitado. As tripas, por exemplo, são utilizadas na fabricação de fios cirúrgicos e capas de salsichas. O casco e os chifres viram lubrificantes e pó para extintor de incêndio.
O couro é utilizado na fabricação de móveis, gelatinas e cápsulas farmacêuticas. Até os cálculos biliares são usados pela indústria. Eles servem para fazer pérolas artificiais. Por último, temos o sangue, que é aproveitado na fabricação de ração para cães.
Fonte Ilson Leal 
Acredita-se que grande parte do aquecimento global seja causado pelos gases (ou pelos "puns") soltos por animais de criação, sobretudo bois e vacas.
Animais malhados como os bois e vacas que costumamos ver nas fazendas do interior são raros na natureza. Eles surgiram do cruzamento e seleção de raças feitos pelo ser humanos. Na natureza, os animais malhados têm maior dificuldade para se camuflar, tornado-se vítimas fáceis de predadores. 
Veja a seguir um pouco mais sobre essa história e acesse as raças de A a Z de bovinos no mundo  
Site: Origem do Gado no Rio Grande do Sul 
Vídeo: Gado Franqueiro ou Chimarrão 
Site: Reduções Jesuíticas – RESUMO - 1º E 2º Período

Os três maiores produtores mundiais de leite são a Índia, os Estados Unidos, a Rússia, o Brasil e a China.
Ao contrário do que muita gente imagina, a vaca não dá leite só quando amamenta. O período de lactação começa na época do nascimento da cria, mas continua depois do desmame, estimulada pela ordenha mecânica e manual.
O leite de búfala é mais branco e nutritivo do que o de vaca. A verdadeira muzzarella italiana é feita com esse tipo de leite. 
Vídeo: Filme A Missão Papa Envia Cardeal
Vídeo: Filme A Missão 1986 Cardeal Chega as Missões.
Vídeo: Filme A Missão Os Guaranis São Caçados
Vídeo: Filme A Missão Padre Roque Gonzales é Morto
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: Pedra Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
Site: Origem da Cruz Missioneira
Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Gravataí a mais longínqua Redução; 
Site: Adega Jesuíta

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...