Notícias

08/11/2018 11:57


Maquete de Cenair Maicá é Entregue a São Miguel das Missões.

Foi necessário dedicação, paciência e muito cuidado para a confecção da maquete que encerra a homenagem ao principal ciclo da arte musical gaúcha “Os Quatro Troncos Missioneiros,”, com o monumento a Cenair Maicá projetado para ser em São Miguel das Missões. Mais do que uma justa homenagem, monumentos de nossa cultura “Que é exemplo a Toda a Terra”, vem agregando valor a Região das missões que foi berço de uma raça, o Gaúcho.
Como podemos ver nos reflexos que ocorreram em torno de homenagens em monumentos que passam a fazer parte da vida, da personalidade de cada cidade com reflexos mundo a fora. Exemplo é o que aconteceu com o Monumento ao Pajador Jayme Caetano Braun, contraída com doações dos admiradores, hoje, ao largo de sua estátua se estendeu todo um complexo turístico que cultua e protege o legado do Pajador e seus amigos que interage com o Monumento a Sepé Tiaraju.
O Monumento do Laçador em Porto Alegre que mais do que uma atração turística é símbolo de referencia de todo o Riogrande como a bandeira, hino e cuia de chimarrão.
Outro exemplo é a união da Confraria do Icamaquã que mobiliza a comunidade de Bossoroca para a criação do Monumento Noel Guarany e realmente mudou em um curto espaço de tempo a imagem da cidade que leva a fama de “Buena Terra Missioneira”. O Monumento a Mano Lima inaugurado em Maçambará, insere mais do que esta cidade entre os Roteiros Missioneiros pois foi território jesuítas das reduções como também é importante discutir as características e estilo da musica deste artista que tanto somou a de tantos outros que blindam e propagam nossa cultura.
Hoje somado a dedicação de pessoas preocupadas com a cultura e busca de alternativas para o turismo e educação muitos fazem dentro dos Roteiro entre Monumentos pesquisas, estudos, decoram suas festas e casamentos, querem retornar as suas cidades para conhecer a mudança e muitos outros motivos que vão se somando impulsionados por um marco eterno que independente do ângulo que se fale veio para ficar.
No dia 03 nov, Vinícius Ribeiro "escultor" entregou a Jose Dirceu Dutra e Daniel Rech Mascarin a maquete do monumento a Cenair Maicá, com as alterações e definições discutidas com a família e amigos, agora segue a mobilização da comunidade Missioneira e Gaúcha na realização deste marco.
Cenair Maicá Monumento
Reunião para projetar o monumento a Cenair Maicá

Inicia mobilização em São Miguel das Missões para construção de Monumento ao Cantor Cenair Maicá
Monumento de Cenair Maicá será erguida em São Miguel e organizadores pedem
Memorial Noel Guarany
Os Quatro Troncos Missioneiros
Vídeo Cenair Maicá canta Balaio, Lança e Taquara.
Vídeo Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho

Monumento Noel Guarany 

Monumento Jayme Caetano Braun 
Monumento Justiça Missioneira
Estátua Sepé Tiaraju
Notícia: Monumento ao Mano Lima Gaúcho de Quatro Braços

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...