Notícias

08/11/2016 14:31


Destino Missões foi sucesso absoluto no Festival Internacional de Turismo em Gramado

A diversidade turística, histórica, étnica, cultural e religiosa da região das Missões, congregada por 26 municípios, chamou a atenção durante o Festival Internacional de Turismo (Festuris), que ocorreu em Gramado entre os dias 04 a 06 de novembro.
Visitantes e expositores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e de outros países não paravam de chegar ao estande da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) para conhecer atrativos missioneiros muito peculiares, que despertavam curiosidade e encantamento.
A comitiva missioneira, liderada pela diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia, que representou o presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, não mediu esforços para divulgar e mostrar porque o destino Missões tem se destacado cada vez mais no cenário turístico nacional e internacional. "Nossa região precisa também do turismo para alavancar a economia. Apesar dos desafios, vamos seguir trabalhando unidos", ressaltou Grabia, ao acrescentar: "nossa participação em Gramado foi um sucesso graças ao empenho de cada um dos representantes da nossa região, que com um brilho especial no olhar demonstravam o orgulho de ser missioneiro e cativavam os visitantes", salientou Rosane Grabia, que é prefeita de Sete de Setembro.
Produtos da região como folders, escapulários, sacolas, cruz missioneira em miniatura, degustação do tradicional Café de Cambona com bolinhos fritos, entre outros sabores da gastronomia missioneira, vídeos ilustrativos da região, foram destaques no evento. A cultura missioneira representada por benzedeiras, diferentes etnias como alemã, polonesa e guarani, foram os grandes atrativos não somente do estande da Funmissões, mas de todo o Festival de Turismo.
Benzedeiras
Descendente dos povos Guarani e afro, aos 81 anos, dona Alzira de Oliveira Leite, natural de São Miguel das Missões, que está entre as Avós das Tradições Culturais Brasileiras, garante que pretende seguir firme para manter viva esta ciência das ervas e das benzeduras. "Faço isso com muita fé e muito amor, há 66 anos. Enquanto Deus me der saúde, quero continuar benzendo, pois as pessoas precisam muito de oração", contou dona Alzira.
Com o mesmo entusiasmo, a benzedeira miguelina, Marlene Machado Cassiano, trabalhou no estande ao lado de dona Alzira, onde filas e mais filas de pessoas, se emocionavam enquanto eram tocadas pelo poder da oração.
Mescla de Culturas
Secretária Executiva do Detur, Izábel Cristina Ribas explicou que a participação em eventos é importante para evidenciar o resgate aos antepassados. "É sempre uma excelente oportunidade que temos de mostrar que a nossa região não é apenas os Sete Povos Missioneiros. É a mescla de culturas dos 26 municípios evidenciada nas etnias presentes em nosso estande, que contribuíram para o crescimento e valorização das Missões", frizou Izábel ao reiterar que sente cada vez com mais intensidade, orgulho de ser missioneira!
Outro destaque no estande da Funmissões foi a tecelagem com lã de ovelha, feita ao vivo por Dalva da Luz Pereira, que contava, com muita alegria e conhecimento de causa, que na época do índio Potiguassu este trabalho era feito pelas órfãs e viúvas, como uma forma de contribuírem com a comunidade e em troca receberem alimentos.
Apoio do Estado 
O secretário estadual de Cultura, Victor Hugo e o diretor estadual de Turismo do RS, Abdon Barreto Filho estiveram no estande da região, mais de uma vez, prestigiando e elogiando os diferenciados atrativos das Missões. "O governo do RS tem percebido a importância da nossa região e demonstrado apoio às nossas ações direcionadas ao fortalecimento cultural e turístico missioneiro. Ainda temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo" salientou a prefeita Rosane Grabia, que está em sua segunda gestão com diretora do Detur/Funmissões.
Representando a senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos, o chefe de gabinete Marco Aurélio Ferreira, também esteve no estande da região das Missões conversando com os prefeitos.
Um dos proprietários do Caminho das Missões, roteiro consolidado na região, Romaldo Melher manifestou suas impressões sobre o evento. "Tem mais de doze anos que participo de feiras, mas esta é a primeira vez que o estado do RS ficou por tanto tempo em nosso estande. Outra questão importante é que foi a primeira vez que apresentamos todas as culturas e indumentárias da região das Missões", avaliou Romaldo, que é guia de turismo.
Comitiva Missioneira
Integraram a comitiva da região das Missões no estande da Funmissões durante o Festuris/2016: Rosane Grabia, José Roberto de Oliveira, Izábel Cristina Ribas, Anildo Kuaray, Márcia Reck, Ana Paula Alvarenga, Velida Schneider, Romaldo Melher, Dalva da Luz Pereira, Lilian Stasiak, Lana Laura Lawich, Alzira de Oliveira Leite, Marlene achado Cassiano, Laércio Michael Braga, Renata Coimbra Flores, Cristiane Vargas, Vanessa Malescha, Alex Piasecki, Silvia Regina, Karin Schmidt, Jennifer Tayrini Henke, Junaro Rambo Figueredo e Sandra Ferreira. 
 
Fotos e Matéria: Karin Schmidt.

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...