Notícias

08/11/2016 19:51


Sala de Projeção Junto a Venda do Bonifácio

Num dos recantos mais sagrados para os gaúchos, monumento a Jayme Caetano Braun, no Complexo Turístico foi realizado o lançamento de videodocumentário sobre a vida e a obra de Jayme Caetano Braun, com a presença de convidados, amigos e admiradores do nosso maior pajador. A obra, produzida pela jornalista Karin Schmidt, com o apoio da Chefe do Setor de Turismo Sandra Ferreira e do escultor Vinícius Ribeiro, foi apresentada em uma das salas do Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, local de visitação e preservação da memória de nosso maior payador.
Ao início das exibições, a turismóloga Sandra Ferreira explanou características da poesia de Jayme, a qual tornou-se referência do estilo e que evidencia o município através da célebre frase: 
“não é à toa, chomisco, que eu sou de São Luiz Gonzaga”. 
Para homenagear Don Jayme entre várias personalidades, parentes e autoridades estava Don Ortaça que deu a todos um pouco de carinho e atenção, lembrou que talvez diria Don Jayme pajasse...
“_Dá uma chegada sem pressa
Na venda do Bonifácio
E verás Tio Anastácio
Que viveu e morreu guacho,
Vê também o barbicacho
Este que levo comigo,
Presente do meu amigo
Lá do meu pago buenacho!” 

Ou 
“_Entre a ponte e o lajeado
Na venda do Bonifácio
Conheci o tio Anastácio
Negro velho já tordilho
Diz que mui quebra em potrilho
Hoje pobre despilchado
De tirador remendado
Num petiço douradilho”.

A OBRA - O videodocumentário, com duração de 18 minutos, apresentou os depoimentos dos primos do payador, Gelsa Ramos de Moraes e Juca Ramos, do escultor Vinícius Ribeiro e dos músicos Pedro Ortaça e Glênio Fagundes. Permeado de música, poesia e belas imagens captadas da casa onde nasceu e da terra onde viveu, bem como de apresentações ao longo de sua carreira, o videodocumentário emocionou a todos os presentes pelo toque poético e sentimental do material, sendo muito aclamado após a exibição. 
PRODUTORES E PATROCINADORES - O videodocumentário, idealizado pela Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, foi produzido por Karin Schmidt, jornalista natural de Roque Gonzales, com o apoio da turismóloga Sandra Ferreira, do escultor Vinícius Ribeiro, do prefeito Junaro Figueiredo e do secretário Alex Rodrigo Nunes. A concepção da obra foi possível graças ao patrocínio das seguintes empresas, que acreditaram no potencial do videodocumenário: Rede Vivo; Cometa Hotel; Bistrô Gelatto; Restaurante Malagueta; Restaurante Degustare; Ivo Hotel; Inducal; Hotel do Mário; Vinícula FIN; Restaurante Cantina; ABASE Sistemas e Soluções; AUDITEC Escritório de Contabilidade; e RM Projetos Assessoria e Consultoria.
 “Venda do Bonifácio” junto ao Complexo Jayme Caetano Braun está aberta para visitação, o Centro de Comercialização de Artesanato e Souvenir e lanches. Um verdadeiro e maravilhoso Bolicho para os visitantes e turistas da região.
O novo Centro de Comercialização receberá o nome de “A Venda do Bonifácio”, em alusão a um amigo do payador, citado em algumas de suas letras.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...