Detalhes do Site

Santuário de Nossa Senhora de Altoetting



    Muitos estudiosos associam a cor escura destas imagens à noite, uma vez que muitas foram encontradas em catacumbas, sarcófagos, criptas, dentro de lagos ou rios ou grutas. E geralmente afirmam que essas imagens são descobertas de modo milagroso ou sobrenatural, como por exemplo: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil - encontrada nas águas de um rio, com o corpo separado da cabeça. E a Virgem de Montserrat - encontrada no interior de uma gruta descoberta após a queda de um raio sobre uma pedra que a encobria ("La Cueva Santa").
    Não se pode precisar com exatidão a origem do seu culto. 
    Denomina-se Virgem Negra, Madona Negra ou Virgem Maria Negra, a uma escultura ou pintura feminina, de cor escura, nas regiões de tradição cristã associadas à personagem de Maria (mãe de Jesus).
    Geralmente estão associadas lendas que lhes atribuem origem mais antiga, e tanto representam a Senhora em pé como sentada num trono ou num banco, acompanhada pelo Menino Jesus. A sua popularidade prende-se à reputação de possuírem o poder de realizar milagres, e o seu culto tornou-as, tradicionalmente, em destino de peregrinação.
    Embora espalhadas por todo o mundo, a maioria dessas imagens encontram-se na Europa, onde existem cerca de 400 conservadas em igrejas e em museus. Na sua maioria remontam à Idade Média, esculpidas ou pintadas em madeira, e de pequenas dimensões.
    Alguns arqueólogos e historiadores defendem que a cor escura se deve ao fumo das velas utilizados no seu culto; outros ainda acreditam que o seu culto esteja ligado à vida e à fertilidade, o que é apoiado por alguns dos nomes porque são conhecidas: Virgem da Esperança, da Vida, da Concepção (Conceição). Nesta última linha de entendimento, encontram-se aqueles que defendem a ligação destas imagens a cultos muito mais antigos, remontando à pré-históricos (associados à Deusa mãe), os cultos dos Celtas, os de Cibele, de Deméter ou de Ísis, mãe de Hórus. Esta última é muitas vezes, representada com um bebê (Hórus) nos braços ou no colo, tendo o seu culto se difundido por todo o Império Romano, associando-se, posteriormente, às imagens marianas do cristianismo. Como exemplo, cita-se a reconsagração de um antigo templo de Ísis à Virgem Maria em Soissons, na atual França, no século V. Em alguns casos o seu culto pode estar ligado ao de Maria Madalena, como por exemplo Santa Sara Kali, cultuada pelos Ciganos.
    Na Europa, nos séculos XII e XIII, difunde-se o culto às Virgens Negras, associado a lendas que lhes atribuem grande antiguidade. Entre elas citam-se, na península Ibérica os cultos à Virgem do Pilar, na Catedral de Saragoça, na Espanha, e a Nossa Senhora da Nazaré, em Portugal.
    Santuário Nossa Sra Altoetting, a capela encontra-se junto ao Sítio Arqueológico de São João Batista - 6ª Redução Jesuítas
    Localidade de São João, O sitio encontra-se a 19 km do centro de Entre-Ijuís.
    Pe. Antônio Sepp - Italiano, Missioneiro Jesuíta trazia sempre consigo Nossa Senhora de Altötting, devoto fervoroso.
     – fundador da redução de São João. O padre Sepp era detentor de várias habilidades artísticas que passavam pela música, pintura, arquitetura e escultura. Além disso, o padre Sepp era geólogo e minerador, tendo sido o pioneiro na fundição de ferro na América do Sul. 
    Itáliano, Missioneiro Jesuíta trazia sempre consigo Nossa Senhora de Altötting.
    Com 19 anos desligou-se da corte para abraçar a vida religiosa, ingressando na Companhia de Jesus. Em 1691 já é registrada sua presença no Paraguai, dedicando-se à catequese dos índios guaranis e fixando-se de início na redução de Yapeyú. No ano de 1697 transferiu-se para a redução de São Miguel, onde recebeu o encargo de organizar a redução de São João Batista, um dos Sete Povos das Missões, fundada por ele neste mesmo ano, sendo o autor do traçado do aldeamento e dos edifícios, incluindo a igreja, decorada com requintes de luxo inspirados em modelos europeus.
    Era um intelectual multitalentoso, revelando-se hábil arquiteto, escultor, urbanista e pintor, e conduzindo com maestria a fabricação, pelos indígenas reunidos nas reduções, de inúmeros instrumentos musicais, arte muito apreciada pelos guarani. Sepp também foi um geólogo e minerador, extraindo o primeiro ferro das Missões, fundindo com ele instrumentos variados e até os sinos da igreja do seu Povo. Sua obra-prima foi o relógio instalado no campanário da igreja que, ao dar as horas, fazia desfilar pelo mostrador os 12 Apóstolos.
    Deixou um livro de relatos de suas experiências em terras sul-americanas intitulado Viagens às Missões Jesuíticas e Trabalhos Apostólicos, uma fonte preciosa de informações sobre a vida nas reduções.
    Nossa Senhora de Altötting.(imagens)

  • Sobre

  • Quem quer conhecer a história missioneira não pode deixar de visitar Redução Jesuítica de São João Batista, o 6º dos Sete Povos das Missões, no município de Entre-Ijuís, as estruturas e a amplidão das ruínas, para ver mais imagensMonumento Pe. Antônio Sepp
    Ave Maria do Peão.
    #Ao reponte do sol que descamba no dia se aprochega para o arremate pelos campos e nos matos da querência no revoar da bicharada voltando ao ninho é hora de recolhimento. 
    #No rancho que há no interior de mim mesmo eu, gaúcho de fé me arrincono e medito.
    #Despindo o poncho da vaidade e do orgulho tiro o chapéu, apago o pito e me achego pra uma prosa com o patrão maior.
    #Na sua presença meu sangue quente de farrapo se faz manso caudal entrego-lhe minha alma afoita de alcançar lonjuras 
    e abrir cancha  em busca do destino renuncio à minha xucra rebeldia me faço doce de volta  e macio de tranco 
    para dizer-lhe .
    #Gracias patrão por tudo que me deste por esta querência Senhor que meus ancestrais regaram com seu sangue 
    e que aprendi a amar desde piá.
    #Pelos meus parceiros nessa ronda da vida sempre de prontidão para me amadrinharem na ampereada mais custosa 
    ou para matearem comigo na hora do sossego.
    #Reparte com eles, patrão esta fé que me deste e este orgulho pela minha querência.
    #Ajuda patrão a manter acessa esta chama concede sempre ao gaúcho a força no braço e o tino pra saber o que 
    é correto.
    #Dá-nos consciência para preservar a nossa cultura livre da invasão dos modismos conserva a essência e a beleza 
    da nossa tradição.
    #E agora, com licença patrão que vou aproveitar a olada para um dedo de prosa com Nossa Senhora.
    #Ave Maria primeira prenda do céu contigo está o Senhor, na estância maior tu és bendita entre todas 
    as prendas e bendito é o piá que trouxeste ao mundo, Jesus.
    #Maria, mãe de Deus E mãe de todos nós roga pela querência e pelos gaudérios que aqui moram nesta hora e no instante 
    da última cavalgada, Amém.

Informações

Santuário de Nossa Senhora de Altoetting
Entre-Ijuís, RS
Encontra-se junto ao Sítio Arqueológico de São João Batista - 6ª Redução dos Jesuítas.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato