Detalhes do Site

Arroio Rolador



    A primeira vez que se tem relato sobre o Rio Rolador, que corre rolando, em 1626, o Santo Padre Roque Gonzales, penetra no Rio Grande do Sul, para converter índios por toda a margem esquerda do Rio Uruguai.
    Funda várias reduções, e entre elas, a Redução Jesuítica de Nossa Senhora da Candelária, localizada a 30 km da localidade de São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões - e a 3km do Rolador.
    Os registros e documentos referentes à pressuposta origem, não existem ou foram extraviados devido ao seu distanciamento de um grande centro cultural.
    As primeiras fontes fidedignas e oficiais surgiram somente a partir de 1900, com as imigrações da região, patrocinadas por companhias alemãs de colonizadores, que se fixaram na Colônia de Serro Azul, a 20km do Rolador.
    Rolador foi ponto de referência para tropas militares, andarilhos, comerciantes ambulantes e tropeiros que por aqui cruzaram.
    Sua gente é uma mescla de índios nativos, desbravadores, portugueses e espanhóis, além de gaúchos fronteiriços e castelhanos.

  • Sobre

  •      Em 1924, a Intentona Comunista, movimento criado pelo São-luisense, Luis Carlos Prestes, agitou a população do pequeno povoado pela presença da Coluna Prestes às margens do Rio Ijuí, limite entre Rolador e a Colônia Serro Azul.
    Criada a Estação Ferroviária do Rolador em 1957, com os subsídios que os novos habitantes (funcionários da rede ferroviária e suas famílias) trouxeram, surgiram também escolas, igrejas, centros comunitários e de lazer, bares e comércio de gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e alguns medicamentos. A transformação do povoado em distrito estava próxima.
        Outra versão conta que os viajantes carreteiros, nas madrugadas ouviam ruídos assustadores que davam a impressão de algo rolar rio abaixo.
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Arroio Rolador
Rolador, RS

Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato